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dc.contributor.authorBeltrão, Kaizô Iwakami-
dc.contributor.authorCamarano, Ana Amélia-
dc.contributor.authorKanso, Solange-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro, Brasilpt_BR
dc.coverage.spatialCeará, Brasilpt_BR
dc.coverage.temporal1996pt_BR
dc.date.accessioned2014-03-19T21:52:13Z-
dc.date.available2014-03-19T21:52:13Z-
dc.date.issued2002-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2838-
dc.description.abstractSão expressivos os diferenciais regionais e por sexo nos níveis de escolarização da população brasileira. Isto se deve, em parte, às diferentes probabilidades de ingresso no sistema nas diferentes idades e também, à probabilidade de evasão (precedida ou não de repetência). Este trabalho mensura e descreve as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões bastante diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, nomeadamente: Ceará e Rio de Janeiro. Esta parte refere-se ao ano de 1996 (último dado disponível com nível censitário). Além disso, mensura-se e descreve-se a evolução temporal das taxas máximas de aprovação e ingresso nos dois estados para as mesmas séries.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEnsino fundamental: diferenças regionaispt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 935: Ensino fundamental: diferenças regionaispt_BR
dc.title.alternativePrimary school: regional differencespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical24 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordAprovação escolarpt_BR
dc.subject.keywordTaxa de matrículapt_BR
dc.subject.keywordIngresso na escolapt_BR
ipea.description.objectiveMensurar e descrever as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões muito diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, Ceará e Rio de Janeiro.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 935pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractEducation differentials by region and by gender among the Brazilian population are quite large. This is partially due to the different probability of access to the school system as well as the drop out probability. This paper computes and describes the proportion of population that achieved a certain grade level (first, fourth, fifth and eight grades) in two socioeconomically different states of : Ceará and Rio de Janeiro, in 1996 (latest available data for census information). Moreover, temporal evolution of the proportion of population by age and sex that manage to finish each grade is conducted.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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