Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2838
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Beltrão, Kaizô Iwakami | - |
dc.contributor.author | Camarano, Ana Amélia | - |
dc.contributor.author | Kanso, Solange | - |
dc.coverage.spatial | Rio de Janeiro, Brasil | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Ceará, Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1996 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T21:52:13Z | - |
dc.date.available | 2014-03-19T21:52:13Z | - |
dc.date.issued | 2002-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2838 | - |
dc.description.abstract | São expressivos os diferenciais regionais e por sexo nos níveis de escolarização da população brasileira. Isto se deve, em parte, às diferentes probabilidades de ingresso no sistema nas diferentes idades e também, à probabilidade de evasão (precedida ou não de repetência). Este trabalho mensura e descreve as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões bastante diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, nomeadamente: Ceará e Rio de Janeiro. Esta parte refere-se ao ano de 1996 (último dado disponível com nível censitário). Além disso, mensura-se e descreve-se a evolução temporal das taxas máximas de aprovação e ingresso nos dois estados para as mesmas séries. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Ensino fundamental: diferenças regionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 935: Ensino fundamental: diferenças regionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Primary school: regional differences | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 24 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprovação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taxa de matrícula | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ingresso na escola | pt_BR |
ipea.description.objective | Mensurar e descrever as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões muito diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, Ceará e Rio de Janeiro. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 935 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui anexos | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Education differentials by region and by gender among the Brazilian population are quite large. This is partially due to the different probability of access to the school system as well as the drop out probability. This paper computes and describes the proportion of population that achieved a certain grade level (first, fourth, fifth and eight grades) in two socioeconomically different states of : Ceará and Rio de Janeiro, in 1996 (latest available data for census information). Moreover, temporal evolution of the proportion of population by age and sex that manage to finish each grade is conducted. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_935.pdf | 443.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.