Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVillela, Annibal V.-
dc.contributor.authorMaciel, Cláudio S.-
dc.contributor.otherBaer, Werner (Colaborador)-
dc.contributor.otherVillela, Luiz (Colaborador)-
dc.contributor.otherVillela, André (Colaborador)-
dc.contributor.otherAccioly, Guilherme A. (Colaborador)-
dc.coverage.spatialEstados Unidos da Américapt_BR
dc.coverage.spatialReino Unidopt_BR
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialChilept_BR
dc.coverage.spatialMéxicopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-20T19:05:50Z-
dc.date.available2014-03-20T19:05:50Z-
dc.date.issued1999-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2844-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as experiências regulatórias nos Estados Unidos, no Reino Unido e em três países da América Latina - Argentina, Chile e México. A regulação básica, isto é, os mecanismos usados pela sociedade para limitar a discrição regulatória (leis, instituições legislativas e executivas, etc.), cria o marco a partir do qual a regulação detalhada (regras de tarifação, ingresso de novas firmas, interconexão, etc.) deverá ser feita. Desse conjunto, a regulação do acesso às redes é fundamental, mas ainda tropeça na relutância dos proprietários em aceitá-la. O regulador britânico partilha seu poder com outros órgãos, o que não ocorre nos EUA. Todavia, a interferência do Judiciário dos EUA é muito intensa. Em particular, o movimento crescente de fusões e takeovers, principalmente nos EUA, acaba diminuindo a função da regulação específica, e aumentando a dos órgãos de regulação antitruste. Os reguladores britânicos e estadunidenses dão publicidade aos estudos de revisão de preços e outras providências ou informam aos grupos interessados as mudanças nas regras e diretrizes. Na Argentina e no Chile, há divisão de poderes regulatórios que podem enfraquecer a eficiência regulatória. A dotação de fontes de recursos independentes às agências tem-se revelado uma das maneiras de evitar a captura da agência regulatória pelas empresas reguladas ou por grupos políticos de pressão. As experiências relatadas mostraram que os critérios da taxa de retorno ou do preço máximo aplicados pelo regulador têm, ambos, seu grau de arbitrariedade. Uma característica marcante da regulação da energia elétrica e das telecomunicações nos estados dos EUA é o crescente uso da regulação por incentivos. Na Argentina e no Chile já estão sendo usados esquemas híbridos, isto é, preços máximos com taxa de retorno e gabarito (benchmark).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA regulação do setor de infra-estrutura econômica: uma comparação internacionalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 684: A regulação do setor de infra-estrutura econômica: uma comparação internacionalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical110 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRegulação da infra-estrutura econômicapt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétricapt_BR
dc.subject.keywordTelecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subject.keywordRegulação das tarifaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 684pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper deals with the regulatory experiments in the United States, United Kingdom and three Latin American countries - Argentina, Chile and Mexico. The social mechanisms that limit regulatory discretion (laws, legislative and executive institutions, etc.) determine the framework in which explicit regulatory constraints (tariff schemes, the entry of new firms, interconnections, etc.) will be traced. Network regulation to guarantee access on fair terms is crucial, but it is still not well accepted by the network owners. British regulator shares the decision-making with other institutions, but that is not true for US regulatory standards. However, American judicial reviews are widespread. In particular, the increasing movement of mergers and takeovers, mostly in the US, weakens the agency regulation and strengthens antitrust regulation. British and American regulators are supposed to either publishing careful reports and recommendations or providing interested groups with information about new rules. At Argentina and Chile, stands the split of regulatory powers which raises questions about the credibility of regulatory efficiency. Resources specifically alotted to the regulatory agencies have revealed to be na important way to deter others from modifying regulatory system toward their own interests. International experience has shown that rate-of-return or price-cap criteria, both enforced by the regulator, are somewhat arbitrary. As far as electric power and telecommunications are concerned, a very important regulatory matter at the American States is the increasing application of incentive regulation. Hybrid schemes are being applied in Argentina and Chile; in other words, price-cap, rate-of-return and benchmark.pt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEnergiapt_BR
ipea.classificationTerceiro Setor. Serviços. Turismopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0684.pdf430.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.