Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2928
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1672.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A inflação brasileira na década de 2000 e a importância de políticas não monetárias de controle
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1672: A inflação brasileira na década de 2000 e a importância de políticas não monetárias de controle
Brazilian inflation in the 2000s and the importance of non-monetary control policies
Authors: Braga, Julia de Medeiros
Abstract: Neste trabalho são apresentadas estimativas para a inflação brasileira na década de 2000. Os resultados de um modelo "estrutural" com duas variáveis endógenas - a inflação do produto e a inflação salarial - apontam que: i) o indicador de demanda não apresentou significância estatística na equação da inflação de bens e serviços, mas sim na equação da variação salarial; e ii) houve predominância da influência de pressões cambiais e da evolução dos preços das commodities na explicação da inflação cheia. Porém, estimativas desagregadas em bens de consumo e serviços indicaram a predominância dos salários como variável explicativa dos preços dos serviços não monitorados. As pressões salariais da segunda metade da década, contudo, puderam ser acomodadas parcialmente devido ao crescimento da produtividade no período. Finalmente, as evidências reportadas para os preços monitorados sugerem ainda que políticas não monetárias adotadas nesta década, de natureza regulatória e tributária, foram eficazes no controle da inflação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.