Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorduchowicz, Alejandro-
dc.contributor.authorOliveira, Dalila Andrade-
dc.contributor.authorBremaeker, François Eugene Jean de-
dc.contributor.authorCosta, Gilvan Luiz Machado-
dc.contributor.authorAzevedo, Janete Maria Lins de-
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de-
dc.contributor.authorPinto, José Marcelino de Rezende (Autor e Org.)-
dc.contributor.authorFarenzena, Nalu-
dc.contributor.authorDavies, Nicholas-
dc.contributor.authorKrawczyk, Nora-
dc.contributor.authorSena, Paulo-
dc.contributor.authorCruz, Rosana Evangelista da-
dc.contributor.authorAlves, Thiago-
dc.contributor.authorPeroni, Vera Maria Vidal-
dc.contributor.authorGouveia, Andréa Barbosa (Organizadora)-
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto (Organizador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialAmérica Latinapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-13T20:00:56Z-
dc.date.available2014-05-13T20:00:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3083-
dc.description.abstractEste livro aborda alguns dos importantes temas da agenda da política educacional a partir da questão federativa, desdobrando-os em subtemas por meio de uma perspectiva transversal. Desenvolve-se um debate sobre os sujeitos do processo educacional, considerando-se os seguintes pontos: a demanda por escolarização e as condições do trabalhador docente; a gestão do sistema, contendo as tensões e os desafios das relações entre os entes federados e entre o poder público e a iniciativa privada; e as condições de financiamento da educação e o contexto tributário brasileiro. Estes assuntos são desdobrados em questões como a reforma tributária, os gastos realizados no país e as dificuldades do controle social. Aliada a estas questões, temos ainda uma reflexão sobre a América Latina, e um debate sobre que agenda de pesquisa este leque de reflexões nos abre. O conteúdo está organizado em duas partes. A primeira é composta pelas análises do financiamento da educação no contexto federativo. Neste ponto, parte-se da América Latina para em seguida ser dado destaque para a reforma tributária e o financiamento da educação. A segunda parte é formada pelas análises dos sujeitos deste processo e os desafios da gestão e do controle social sobre os recursos e as políticas. É desenvolvido um debate sobre a população que demanda escolas, os trabalhadores docentes e os aspectos da gestão do sistema: a relação público-privado, os problemas da gestão local e os desafios do controle social. A conclusão do trabalho apresenta reflexões sobre a pesquisa na área da política educacional.pt_BR
dc.language.isoes-ESpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFederalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFederalism and educational policies in ensuring the right to education in Brazilpt_BR
dc.typeLivrospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical227 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da educação públicapt_BR
dc.subject.keywordGestão da educação públicapt_BR
ipea.description.objectiveDiscutir temas da agenda da política educacional a partir da questão federativa.pt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: cap. 1. la asignación de recursos en sistemas educativos descentralizados de América Latina / Alejandro Morduchowicz – cap. 2. Financiamento da educação pública no Brasil: evolução dos gastos / Jorge Abrahão de Castro – cap. 3. A política de fundos para a educação e o impacto nas finanças dos estados e dos municípios / François Eugene Jean de Bremaeker – cap. 4. Reforma tributária e impactos no financiamento da educação / Paulo Sena – cap. 5. Federalismo e financiamento da educação: a política do FNDE em debate / Rosana Evangelista da Cruz – cap. 6. Políticas de assistência financeira da união no marco das responsabilidades (inter) governamentais em educação básica / Nalu Farenzena – cap. 7. A aplicação das verbas da educação: controle estatal ou social? / Nicholas Davies – cap. 8. quem serão os potenciais ingressantes na educação básica brasileira com a ampliação da obrigatoriedade escolar? / Thiago Alves; José Marcelino de Rezende Pinto – cap. 9. O trabalho docente no ensino médio no Brasil: sujeitos e condições singulares / Gilvan Luiz Machado Costa; Dalila Andrade Oliveira – cap. 10. A colaboração da união e os mecanismos de gestão democrática da educação em municípios do Nordeste / Janete Maria Lins de Azevedo – cap. 11. Privatização do público versus democratização da gestão da educação / Vera Maria Vidal Peroni – cap. 12. A pesquisa em educação e os desafios para a área de política educacional / Nora Krawczykpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractBased on the federal question, this book addresses some of the major themes of the educational policy agenda, by a transversal perspective.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.