Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3083
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morduchowicz, Alejandro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Dalila Andrade | - |
dc.contributor.author | Bremaeker, François Eugene Jean de | - |
dc.contributor.author | Costa, Gilvan Luiz Machado | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Janete Maria Lins de | - |
dc.contributor.author | Castro, Jorge Abrahão de | - |
dc.contributor.author | Pinto, José Marcelino de Rezende (Autor e Org.) | - |
dc.contributor.author | Farenzena, Nalu | - |
dc.contributor.author | Davies, Nicholas | - |
dc.contributor.author | Krawczyk, Nora | - |
dc.contributor.author | Sena, Paulo | - |
dc.contributor.author | Cruz, Rosana Evangelista da | - |
dc.contributor.author | Alves, Thiago | - |
dc.contributor.author | Peroni, Vera Maria Vidal | - |
dc.contributor.author | Gouveia, Andréa Barbosa (Organizadora) | - |
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto (Organizador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.spatial | América Latina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-13T20:00:56Z | - |
dc.date.available | 2014-05-13T20:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3083 | - |
dc.description.abstract | Este livro aborda alguns dos importantes temas da agenda da política educacional a partir da questão federativa, desdobrando-os em subtemas por meio de uma perspectiva transversal. Desenvolve-se um debate sobre os sujeitos do processo educacional, considerando-se os seguintes pontos: a demanda por escolarização e as condições do trabalhador docente; a gestão do sistema, contendo as tensões e os desafios das relações entre os entes federados e entre o poder público e a iniciativa privada; e as condições de financiamento da educação e o contexto tributário brasileiro. Estes assuntos são desdobrados em questões como a reforma tributária, os gastos realizados no país e as dificuldades do controle social. Aliada a estas questões, temos ainda uma reflexão sobre a América Latina, e um debate sobre que agenda de pesquisa este leque de reflexões nos abre. O conteúdo está organizado em duas partes. A primeira é composta pelas análises do financiamento da educação no contexto federativo. Neste ponto, parte-se da América Latina para em seguida ser dado destaque para a reforma tributária e o financiamento da educação. A segunda parte é formada pelas análises dos sujeitos deste processo e os desafios da gestão e do controle social sobre os recursos e as políticas. É desenvolvido um debate sobre a população que demanda escolas, os trabalhadores docentes e os aspectos da gestão do sistema: a relação público-privado, os problemas da gestão local e os desafios do controle social. A conclusão do trabalho apresenta reflexões sobre a pesquisa na área da política educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | es-ES | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Federalism and educational policies in ensuring the right to education in Brazil | pt_BR |
dc.type | Livros | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 227 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão da educação pública | pt_BR |
ipea.description.objective | Discutir temas da agenda da política educacional a partir da questão federativa. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: cap. 1. la asignación de recursos en sistemas educativos descentralizados de América Latina / Alejandro Morduchowicz – cap. 2. Financiamento da educação pública no Brasil: evolução dos gastos / Jorge Abrahão de Castro – cap. 3. A política de fundos para a educação e o impacto nas finanças dos estados e dos municípios / François Eugene Jean de Bremaeker – cap. 4. Reforma tributária e impactos no financiamento da educação / Paulo Sena – cap. 5. Federalismo e financiamento da educação: a política do FNDE em debate / Rosana Evangelista da Cruz – cap. 6. Políticas de assistência financeira da união no marco das responsabilidades (inter) governamentais em educação básica / Nalu Farenzena – cap. 7. A aplicação das verbas da educação: controle estatal ou social? / Nicholas Davies – cap. 8. quem serão os potenciais ingressantes na educação básica brasileira com a ampliação da obrigatoriedade escolar? / Thiago Alves; José Marcelino de Rezende Pinto – cap. 9. O trabalho docente no ensino médio no Brasil: sujeitos e condições singulares / Gilvan Luiz Machado Costa; Dalila Andrade Oliveira – cap. 10. A colaboração da união e os mecanismos de gestão democrática da educação em municípios do Nordeste / Janete Maria Lins de Azevedo – cap. 11. Privatização do público versus democratização da gestão da educação / Vera Maria Vidal Peroni – cap. 12. A pesquisa em educação e os desafios para a área de política educacional / Nora Krawczyk | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Based on the federal question, this book addresses some of the major themes of the educational policy agenda, by a transversal perspective. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro_Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.