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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3609
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lima Neto, Vicente Correia | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Balbim, Renato Nunes | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-13T20:05:43Z | - |
dc.date.available | 2015-03-13T20:05:43Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3609 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo apresenta uma reflexão sobre a situação da mobilidade urbana no Brasil no período recente, discutindo aspectos relativos à construção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e a atual distribuição dos modos de deslocamentos realizados nas cidades brasileiras. Parte desta discussão é proveniente de produção bibliográfica recente do Ipea sobre o tema, especificamente do período de 2013 a 2014, grande parte decorrente da movimentação popular que ocorreu no país em prol de um transporte público de mais qualidade e acessível financeiramente. Esta contextualização e debate inicial são apresentados na seção primeira deste capítulo. Ainda na primeira seção, trata-se da análise das externalidades geradas pelo atual padrão de deslocamento, que impactam não somente os usuários do sistema de transporte público, aumentando o tempo de viagem e o seu custo, como toda a sociedade. Na segunda seção, elencam-se os principais condicionantes de um panorama geral da mobilidade brasileira, destacando a evolução do tempo de deslocamento e da frota, bem como as consequências decorrentes da priorização do transporte individual em detrimento do transporte público. Na terceira seção, apresenta-se um conjunto de propostas desenvolvidas pelo Ipea para a melhoria das condições de mobilidade no país, tendo sido agrupadas em quatro componentes: desoneração, financiamento da operação, gestão e regulação e planejamento urbano. O objetivo é apresentar possíveis soluções, de modo que o leitor consiga visualizar o problema e enquadrá-lo em uma possível solução posta, auxiliando-o na busca por referências e possíveis detalhamentos para implantação de uma proposta de política pública. Por fim, na última seção, realiza-se o fechamento deste capítulo com as considerações finais deste estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana : o Brasil em transformação : o papel do Ipea na construção do pacto da mobilidade | pt_BR |
dc.type | Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 169-190 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3287 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2014 : estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2014. (Volume 2) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Infraestrutura Econômica, Social e Urbana | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
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File | Description | Size | Format | |
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Livro_Brasil em desenvolvimento_2014_Estado planejamento e políticas públicas_v. 2.pdf | 6.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
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