Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3859
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2011_v_1.pdf | 5.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O desafio de assegurar a educação básica de qualidade para todos no Brasil |
Other Titles: | The challenge of ensuring quality basic education for all in Brazil |
Authors: | Zen, Eduardo Luiz Corbucci, Paulo Roberto |
Abstract: | Este capítulo se propõe a: i) quantificar e localizar as crianças e os adolescentes que se encontram fora da escola; ii) estimar os gastos adicionais necessários à sua incorporação pelos sistemas de ensino; e iii) analisar as condições infraestruturais e pedagógicas das escolas públicas brasileiras. A opção por esse recorte não significa desconsiderar a importância de outros fatores cruciais para os bons desempenho e rendimento escolares, entre os quais se destaca a atuação do professor. Assim como os demais insumos, a valorização dos profissionais de educação, mediante criação de planos de carreira e aumento de sua remuneração, demandará ampliação significativa do orçamento da educação brasileira. Portanto, não obstante a influência de tais fatores, optou-se por focalizar duas condições sem as quais, acredita-se, fica comprometida a consecução do preceito constitucional que estabelece a educação básica de qualidade como direito de todos: oferta de vagas em quantidade suficiente e infraestrutura escolar adequada. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3056 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.