Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.author | Zen, Eduardo Luiz | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-07-14T14:07:59Z | - |
dc.date.available | 2015-07-14T14:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo tem por objetivo identificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município. Como fatores extrínsecos à escola, foram considerados: i) renda domiciliar per capita; ii) condições de moradia existentes em cada município brasileiro no que se refere a saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo – e ao material utilizado na edificação do domicílio; e iii) taxa de alfabetização da população de 18 a 64 anos, que corresponde à faixa etária adulta com mais probabilidade de ter filhos, irmãos ou netos frequentando o ensino fundamental. Entre os fatores intrínsecos, optou-se por analisar a situação dos municípios em relação à infraestrutura pedagógica da escola, a saber: existência de biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e quadra de esportes. Considerando-se que o IDEB é calculado apenas nos estabelecimentos de ensino urbano, este estudo tem como delimitação esta localização geográfica. Além disso, estabeleceram-se como recorte de análise os anos iniciais – 1° ao 5° ano – do ensino fundamental das redes de ensino estaduais e municipais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola : uma abordagem sob a ótica do município | pt_BR |
dc.title.alternative | The IDEB in the light of extrinsic and intrinsic factors to the school : an approach from the viewpoint of the municipality | pt_BR |
dc.type | Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 793-816 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Municípios | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326 | pt_BR |
ipea.description.objective | Identificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2013 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2013. (Volume 3) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2013_v_3.pdf | 7.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.