Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.contributor.authorZen, Eduardo Luiz-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-07-14T14:07:59Z-
dc.date.available2015-07-14T14:07:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946-
dc.description.abstractEste capítulo tem por objetivo identificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município. Como fatores extrínsecos à escola, foram considerados: i) renda domiciliar per capita; ii) condições de moradia existentes em cada município brasileiro no que se refere a saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo – e ao material utilizado na edificação do domicílio; e iii) taxa de alfabetização da população de 18 a 64 anos, que corresponde à faixa etária adulta com mais probabilidade de ter filhos, irmãos ou netos frequentando o ensino fundamental. Entre os fatores intrínsecos, optou-se por analisar a situação dos municípios em relação à infraestrutura pedagógica da escola, a saber: existência de biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e quadra de esportes. Considerando-se que o IDEB é calculado apenas nos estabelecimentos de ensino urbano, este estudo tem como delimitação esta localização geográfica. Além disso, estabeleceram-se como recorte de análise os anos iniciais – 1° ao 5° ano – do ensino fundamental das redes de ensino estaduais e municipais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola : uma abordagem sob a ótica do municípiopt_BR
dc.title.alternativeThe IDEB in the light of extrinsic and intrinsic factors to the school : an approach from the viewpoint of the municipalitypt_BR
dc.typeBrasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 793-816 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordMunicípiospt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326pt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município.pt_BR
ipea.description.additionalinformationCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2013 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2013. (Volume 3)pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2013_v_3.pdf7.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.