Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves-
dc.contributor.authorCésar, Cibele Comini-
dc.contributor.authorRiani, Juliana de Lucena Ruas-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-26T19:48:27Z-
dc.date.available2015-08-26T19:48:27Z-
dc.date.issued2002-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4287-
dc.description.abstractEste trabalho trata dos determinantes do desempenho escolar por meio da progressão em duas séries do ensino fundamental (progressões na 1ª e na 5ª série, uma vez que a 4ª série foi concluída). O trabalho faz uma decomposição do aumento dos anos médios de estudo para as várias coortes que entraram na escola entre 1945 e 1985. Essa decomposição foi feita utilizando o conceito de probabilidade de progressão escolar por série e mostra que as progressões na 1ª e na 5ª série explicam 79% dos ganhos nos anos de estudo no período. Essas duas progressões são, por sua vez, as variáveis dependentes na estimação de um modelo de regressão logística hierárquica. Para tanto, foram utilizados os microdados de 12 Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) das décadas de 1980 e 1990. No primeiro nível de hierarquia foram incluídas as características ocioeconômicas das famílias. No segundo, são incluídas variáveis agregadas do local onde a família mora, como a escolaridade média dos professores. O resultado mais importante é que a escolaridade da professora afeta positivamente o intercepto da progressão para a 1ª série e, negativamente, o coeficiente positivo da escolaridade da mãe. Em outras palavras, a escolaridade das professoras é substituto para a escolaridade das mães, mostrando que melhores professores aumentariam o nível e reduziriam a desigualdade na distribuição da educação no Brasil. No caso da progressão na 5ª série o impacto é positivo no intercepto, mas o impacto no coeficiente da escolaridade da mãe não é estatisticamente significativo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEstratificação educacional e progressão escolar por série no Brasilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 395-415 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordProgressão escolar por sériept_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolaridade média dos professorespt_BR
dc.subject.keywordEscolaridade maternapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 395-415, dez. 2002pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper decomposes the increase in average educational levels between cohorts born in 1945 and 1985 using the concept of school progression probability. The most important result in this decomposition is that two transitions, to first and fifth grades, explain 79% of the increase in schooling attainment between 1945 and 1985. These two probabilities are, in their turn, used as dependent variables in a hierarchical logistic regression estimated using the PNAD microdata from 12 years during the 1980 and 1990. In level one of the regression were included family and individual variables. In the second level, averages of school inputs in the region where the family lives, such as average schooling of teachers. The most important result is that teacher schooling positively affects the intercept and negatively affects the impact of the mother´s educational level. This means that more investment in schooling will improve both the level and inequality in the educational distribution. This effect is stronger in the transition to first grade and weaker in the transition into fifth grade.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v32_n03_Estratificacao.pdf206.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.