Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franco, Creso | - |
dc.contributor.author | Mandarino, Mônica | - |
dc.contributor.author | Ortigão, Maria Isabel | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1999 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T18:20:59Z | - |
dc.date.available | 2015-09-01T18:20:59Z | - |
dc.date.issued | 2002-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4342 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é investigar o impacto do projeto pedagógico elaborado pelas unidades escolares sobre a eficácia escolar — o resultado médio dos alunos de cada escola — e sobre a eqüidade intra-escolar — o modo como a origem social dos alunos afeta seus resultados. A pesquisa está fundamentada em dados coletados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 1999, matemática, 8a série, e a abordagem analítica faz uso de modelos hierárquicos lineares. Os resultados mostram que os projetos pedagógicos de escola não promoveram eficácia escolar e aumentaram o efeito da origem social nas notas dos alunos nos testes. As conseqüências desse resultado são objeto de discussão para a formulação de políticas educacionais, sendo enfatizada a importância de diferenciar políticas de qualidade de políticas de eqüidade e sublinhando-se a necessidade de as políticas de qualidade serem acompanhadas de iniciativas explicitamente destinadas à promoção de eqüidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Projeto pedagógico e os resultados escolares | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 477-494 | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficácia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387 | pt_BR |
ipea.description.objective | Investigar o impacto do projeto pedagógico elaborado pelas unidades escolares sobre a eficácia escolar — o resultado médio dos alunos de cada escola — e sobre a eqüidade intra-escolar — o modo como a origem social dos alunos afeta seus resultados. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 477-494, dez. 2002 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The aim of this paper is to investigate the impact of school pedagogical plan on school effectiveness and on within-school equity. Data comes from the Brazilian Basic Education Assessment System (Saeb), 1999, mathematics, 8th grade. The analytical approach is based on hierarchical linear models. Results indicated that school pedagogical plan did not promote higher school effectiveness and was associated with higher impact of socioeconomic background on student achievement in the Saeb test. Discussion stresses the importance of the distinction between quality policies and equity policies. It also suggests that quality policies must be completed by actions that explicitly deals with promotion of equity. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v32_n03_Projeto.pdf | 200.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.