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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4383
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferrão, Maria Eugénia | - |
dc.contributor.author | Beltrão, Kaizô Iwakami | - |
dc.contributor.author | Santos, Denis Paulo dos | - |
dc.contributor.other | Soares, Sergei (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Região Sudeste | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1999 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-03T20:16:56Z | - |
dc.date.available | 2015-09-03T20:16:56Z | - |
dc.date.issued | 2002-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4383 | - |
dc.description.abstract | Ao longo dos últimos anos tem havido um consenso generalizado entre os pesquisadores no que diz respeito à adoção dos modelos de regressão multinível ou hierárquicos na modelagem dos dados que carregam a estrutura de agrupamento da população onde foram coletados. Este artigo apresenta uma breve introdução a essa classe de modelos, concretamente através da sua especificação formal e informação relativa aos procedimentos de estimação. A aplicação dos modelos é ilustrada pela modelagem dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coletados em 1999. É usado o estudo do impacto de políticas de não-repetência no desempenho escolar dos alunos da 4ª série do ensino fundamental (EF) da região Sudeste, extraído de um estudo mais amplo que os autores têm desenvolvido sobre a relação entre as políticas de correção da distorção idade-série (sendo a política de não-repetência uma delas) e a qualidade da educação provida à população. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª série | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 495-514 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos de regressão multinível ou hierárquicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas de correção da distorção idade-série | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 495-514, dez. 2002 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The last few years have seen a rising consensus amongst researchers that multilevel or hierarchical models are the most appropriate when the data carry the grouping structure of the population in which they were collected. In this article, we briefly explain how this kind of model works through formal models and discussion on how they are estimated and illustrate their use with data from the 1999 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Our final objective is to evaluate the cognitive impact of non-repetition policies on fourth grade students of the southeast region in Brazil. This study is part of a larger line of research on policies to correct age grade lag developed by the authors. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
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PPE_v32_n03_Impacto.pdf | 238.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
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