Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerrão, Maria Eugénia-
dc.contributor.authorBeltrão, Kaizô Iwakami-
dc.contributor.authorSantos, Denis Paulo dos-
dc.contributor.otherSoares, Sergei (Colaborador)-
dc.coverage.spatialRegião Sudestept_BR
dc.coverage.temporal1999pt_BR
dc.date.accessioned2015-09-03T20:16:56Z-
dc.date.available2015-09-03T20:16:56Z-
dc.date.issued2002-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4383-
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos tem havido um consenso generalizado entre os pesquisadores no que diz respeito à adoção dos modelos de regressão multinível ou hierárquicos na modelagem dos dados que carregam a estrutura de agrupamento da população onde foram coletados. Este artigo apresenta uma breve introdução a essa classe de modelos, concretamente através da sua especificação formal e informação relativa aos procedimentos de estimação. A aplicação dos modelos é ilustrada pela modelagem dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coletados em 1999. É usado o estudo do impacto de políticas de não-repetência no desempenho escolar dos alunos da 4ª série do ensino fundamental (EF) da região Sudeste, extraído de um estudo mais amplo que os autores têm desenvolvido sobre a relação entre as políticas de correção da distorção idade-série (sendo a política de não-repetência uma delas) e a qualidade da educação provida à população.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª sériept_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 495-514 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordModelos de regressão multinível ou hierárquicospt_BR
dc.subject.keywordSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de correção da distorção idade-sériept_BR
dc.subject.keywordQualidade da educaçãopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 495-514, dez. 2002pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe last few years have seen a rising consensus amongst researchers that multilevel or hierarchical models are the most appropriate when the data carry the grouping structure of the population in which they were collected. In this article, we briefly explain how this kind of model works through formal models and discussion on how they are estimated and illustrate their use with data from the 1999 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Our final objective is to evaluate the cognitive impact of non-repetition policies on fourth grade students of the southeast region in Brazil. This study is part of a larger line of research on policies to correct age grade lag developed by the authors.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v32_n03_Impacto.pdf238.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.