Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmaral, Felipe Vilhena Antunes-
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.contributor.authorCaetano, Marcelo Abi-Ramia-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-22T13:34:51Z-
dc.date.available2015-10-22T13:34:51Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4856-
dc.description.abstractO artigo discute a criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP), que alterou o sistema previdenciário para os futuros servidores da União. A partir da elaboração de um modelo de simulação estocástico para as variáveis financeiras e atuariais são comparados os valores médios e a distribuição dos benefícios previdenciários oferecidos antes e depois da entrada em vigor da FUNPRESP. Baseado em análises de cenários e de sensibilidade para as variáveis financeiras e biométricas, conclui-se que a taxa de reposição dos benefícios depende de um conjunto de variáveis, entre as quais algumas estão sob o poder discricionário do participante, como o tempo de contribuição, a alíquota contributiva e a composição da carteira dos ativos; e outras, fora do seu poder de decisão, como a taxa de retorno do patrimônio. Em relação à situação anterior à FUNPRESP, a nova previdência pode oferecer retorno tanto superior quanto inferior, mas o risco recairá sobre o servidor.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO fundo previdenciário dos servidores da união : resultados atuariaispt_BR
dc.title.alternativeThe Brazilian federal government civil servants pension fund : actuarial resultspt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 119-160 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência Complementarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Aposentadoriapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordPrevidência complementarpt_BR
dc.subject.keywordAposentadoriapt_BR
dc.subject.keywordTaxa de reposição de benefícios previdenciáriospt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3332pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 43, n. 01, abr. 2013.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper is to make an evaluation on pension’s replacement rate of the recently approved complimentary pension fund for civil servants of the Brazilian federal government. Using a methodology based on a stochastic actuarial model, mean and distribution of pension benefits offered before and after this new pension system were compared. Scenario and sensitivity analyses were made regarding financial and biometric variables. The conclusion is that the replacement rate depends on a set of variables, some of which are under the discretion of the participant, such as length of contribution, contribution rate and asset composition, while other variables are not under his discretion, such as the return rate on the assets composition while other variables are not under his discretion as the return rate on the assets. Comparing to the previous rules, replacement rates can be either higher or lower, but the civil servant will bear all the risk.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationPrevidência. Previdência Socialpt_BR
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v43_n01_Fundo.pdf305.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.