Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5037
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.contributor.otherWerlang, Sergio (comentários)-
dc.contributor.otherPereira, Pedro L. Valls (comentários)-
dc.contributor.otherMascolo, Joao Luiz (comentários)-
dc.contributor.otherCastro, Newton de (comentários)-
dc.contributor.otherMarkwald, Ricardo (comentários)-
dc.contributor.otherBarbosa, Fernando de Holanda (comentários)-
dc.contributor.otherBarros, Ricardo Paes de (comentários)-
dc.contributor.otherArdeo, Vagner (comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-29T23:17:12Z-
dc.date.available2015-10-29T23:17:12Z-
dc.date.issued1990-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5037-
dc.description.abstractO trabalho procura dar subsídios empíricos a discussão sobre a relação entre déficit público e inflação no Brasil. Com base na restrição orçamentária do governo e em uma estimação da função de demanda de moeda, calcula-se qual é a taxa de inflação de equilíbrio, supondo-se que a relação déficit/PIB a exógena e a coeficiente de endividamento (dívida interna PIB) é constante. 0 modelo permite responder dois tipos de questões: a) quais as taxas de que se obtém para diferentes valores da relação déficit déficit/PIB?; e b) qual e a relação déficit/PIB que permitiria obter para a economia brasileira taxas de inflação semelhantes às verificadas no início dos anos 70? Dois resultados específicos merecem destaque: primeiro, níveis da relação déficit/PIB superiores a 4,0% tendem a gerar uma ameaça de hiperinflação; e, segundo, para se ter taxas de inflação de 10-20% a.a., o déficit deve ser reduzido para alga em torno de 2,0% do PIB.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDéficit público e inflação : o caso brasileiropt_BR
dc.title.alternativePublic deficit and inflation: the Brazilian casept_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 1-20 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Dinheiro::Moedapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Orçamento Nacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordRestrição orçamentáriapt_BR
dc.subject.keywordDemanda de moedapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3505pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 191-210, abr. 1990pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper is to present some empirical subsidies to the discussion on the relation between public deficit and inflation in the Brazilian economy. An equilibrium rate of inflation is derived from model of public sector borrowing with exogenous deficit/GDP, a giving debt/GDP ratio and assuming a stable money demand function. The purpose of the model is to answer two question: a) what is the inflation rate associated to a given level of the deficit/GDP ratio? and b) what should be the target deficit/GDP ratio if the government wants to bring down inflation rates to the level of the seventies? Results show that: a) a deficit/GDP ratio higher than 4,0% leads to hyperinflation; and b) the deficit/GDP ratio should be reduced to around 2,0% of GDP in order to reduce inflation to an annual rate of 10-20%.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v20_n01_Deficit.pdf511.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.