Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5065
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v31_n01_Determinantes.pdf | 153.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Determinantes do desempenho educacional no Brasil |
Other Titles: | Determinants of educational performance in Brazil |
Authors: | Barros, Ricardo Paes de Mendonça, Rosane Silva Pinto de Santos, Daniel Domingues dos Quintaes, Giovani |
Abstract: | A despeito das elevadas taxas de retorno à educação, o Brasil apresenta indicadores educacionais abaixo dos padrões internacionais. Ainda mais preocupante é o fato de que o subinvestimento em capital humano é tanto mais acentuado quanto mais pobre é a família. Dado que pessoas menos escolarizadas serão com maior probabilidade pobres no futuro, essa natureza diferenciada do investimento em educação leva à transmissão intergeracional da pobreza.Oobjetivo principal deste texto é investigar os determinantes do fraco desempenho educacional brasileiro. A análise será focalizada no universo de indivíduos entre 11 e 25 anos de idade que vivem em áreas urbanas das regiões Nordeste e Sudeste. Quatro tipos de determinantes serão investigados: a disponibilidade e qualidade dos serviços educacionais, a atratividade do mercado de trabalho local, a disponibilidade de recursos familiares (financeiros e não-financeiros) e o volume de recursos da comunidade em que o indivíduo vive. Confirmando outros trabalhos do gênero, as características familiares mostraram ser as de maior importância. Foram encontradas ainda evidências de que mercados de trabalho atraentes estão relacionados à menor escolaridade. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3410 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) |
metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.