Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5105
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v40_n01_Efeitos.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Efeitos da educação, da renda do trabalho, das transferências e das condições iniciais na evolução da desigualdade de renda nos municípios brasileiros no período de 1991 a 2000
Authors: Ferreira, Roberto Tatiwa
Cruz, Mércia Santos da
Abstract: O presente trabalho objetiva testar se há clubes de convergência na desigualdade de renda dos municípios brasileiros, no período de 1991 a 2000, e quantificar qual o efeito da educação e do perfil entre as rendas do trabalho e das transferências governamentais neste processo. Os clubes de convergência foram identificados de forma endógena, através de um modelo com efeito threshold, no qual a variável threshold utilizada foi o índice de Gini no período inicial. Foram encontrados seis clubes de convergência. Neste processo de convergência, a renda do trabalho mostrou-se mais significante para a redução da desigualdade do que a renda oriunda das transferências governamentais. A média de anos de estudo (MAE) também contribuiu para a redução da desigualdade nos municípios que apresentaram menor desigualdade inicial.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3340
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.