Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima Neto, Vicente Correia-
dc.contributor.authorOrrico Filho, Rômulo Dante-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-25T20:19:21Z-
dc.date.available2016-05-25T20:19:21Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6486-
dc.description.abstractO transporte público consiste em uma função pública de interesse comum (Fpic), sendo base constitucional para a formulação de regiões metropolitanas (RMs) por parte da entidade de governo estadual. Este texto desenvolve uma análise crítica a partir de diversos relatórios estaduais do projeto Governança Metropolitana para quatorze RMs brasileiras, com base em quatro fatores: i) legalidade do serviço; ii) uso do consórcio público como arranjo de governança; iii) presença de planos de mobilidade nos âmbitos metropolitano e municipal; e iv) distribuição de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As experiências apontam evidências de possíveis soluções. Os casos de maior organização e sistematização da gestão do transporte metropolitano decorrem de um estado mais presente no planejamento desta função, estruturando instrumentos de planejamento e coordenando o processo de coesão dos municípios.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA governança metropolitana da mobilidade : uma análise a partir dos estadospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2151 : A governança metropolitana da mobilidade : uma análise a partir dos estadospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical49 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Públicopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidadept_BR
dc.subject.keywordRegião metropolitanapt_BR
dc.subject.keywordGovernança metropolitanapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2151pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe public transportation is known as a public service of common interest and it is the constitutional basis for the formulation of metropolitan areas by the states governments. This article develops a critical analysis from fourteen Brazilian metropolitan regions reports of the Metropolitan Governance project. The appraisal is based on four factors: the legality of the service, the use of public consortium as a governance arrangement, the presence of mobility plans at metropolitan or municipal level and the distribution of funds from the Brazilian`s Growth Acceleration Program. The cases show evidence of possible solutions. The best cases of the metropolitan transport management processes are related with a more present state in the metropolitan transportation planning, helping with the structuring planning tools and coordinating the process of cohesion of the municipalities.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2151.pdf585.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2151_sumex.pdf72.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.