Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Anamaria de Aragão Costa | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, Vicente Correia | - |
dc.coverage.spatial | Brasília - DF | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T20:18:16Z | - |
dc.date.available | 2016-06-15T20:18:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6537 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, com base em revisão bibliográfica, apresenta fundamentos teóricos que amparam diferentes relações entre forma urbana e sistema de transportes, e explica as principais premissas do planejamento regional da primeira metade do século XX, responsáveis pela configuração de inúmeras áreas metropolitanas. Tomando o caso de Brasília, exemplifica como esses princípios do planejamento regional influenciaram a organização espacial do território. Por fim, demonstra os efeitos da descentralização do território na crescente dependência do automóvel, desvendando os principais problemas relacionados com esse padrão de mobilidade para a capital federal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasília | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2163 - Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 26 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade Social | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planejamento Urbano | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano e regional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Configuração espacial de Brasília | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2163 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas e anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This article presents a theoretical approach towards the relation between transportation and urban form, explaining the main principles used in the regional planning during the first half of XX century, that influenced several metropolitan areas. Taking the case of Brasilia, it is exemplified how those planning principles oriented the spatial organization of the territory. The article demonstrates the effects of decentralization in the crescent dependence on private transportation, revealing the main commuting problems in the Federal Capital of Brazil. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Regional: Livros Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2163.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2163_sumex.pdf | 43.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.