Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Anamaria de Aragão Costa-
dc.contributor.authorLima Neto, Vicente Correia-
dc.coverage.spatialBrasília - DFpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T20:18:16Z-
dc.date.available2016-06-15T20:18:16Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6537-
dc.description.abstractO presente trabalho, com base em revisão bibliográfica, apresenta fundamentos teóricos que amparam diferentes relações entre forma urbana e sistema de transportes, e explica as principais premissas do planejamento regional da primeira metade do século XX, responsáveis pela configuração de inúmeras áreas metropolitanas. Tomando o caso de Brasília, exemplifica como esses princípios do planejamento regional influenciaram a organização espacial do território. Por fim, demonstra os efeitos da descentralização do território na crescente dependência do automóvel, desvendando os principais problemas relacionados com esse padrão de mobilidade para a capital federal.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasíliapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2163 - Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planejamento Urbanopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento urbano e regionalpt_BR
dc.subject.keywordMobilidadept_BR
dc.subject.keywordConfiguração espacial de Brasíliapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2163pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas e anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article presents a theoretical approach towards the relation between transportation and urban form, explaining the main principles used in the regional planning during the first half of XX century, that influenced several metropolitan areas. Taking the case of Brasilia, it is exemplified how those planning principles oriented the spatial organization of the territory. The article demonstrates the effects of decentralization in the crescent dependence on private transportation, revealing the main commuting problems in the Federal Capital of Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2163.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2163_sumex.pdf43.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.