Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Victor Nascimento de-
dc.contributor.authorChein, Flávia-
dc.coverage.spatialMinas Gerais, Brasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007, 2009 e 2011pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T17:48:58Z-
dc.date.available2016-06-23T17:48:58Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6604-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é avaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5o ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer. O método de análise utilizado foi o de diferenças em diferenças. Os dados são extraídos da Prova Brasil e do Censo Escolar, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os anos de 2007, 2009 e 2011. Os resultados indicam que o programa conseguiu elevar a proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa, principalmente entre 2007 e 2009.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAlfabetização e desempenho escolar : uma análise de intervenções recentes em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and school performance : an analysis of recent policies in Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeLa alfabetización y la escuela rendimento : un análisis de las políticas recientes en Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeAlphabétisation et rendement scolaire : une analyse des politiques récentes dans Minas Geraispt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 295-332 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Planejamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordProva Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC)pt_BR
dc.subject.keywordAcelerar para Vencerpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6535pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/ Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer.pt_BR
ipea.description.methodologyO método utilizado foi o de diferenças em diferençaspt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 46, jan./jun. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article aims to evaluate the effect of the Program for Educational/Literacy Intervention on Right Time on the performance of fifth graders of elementary education in state schools in Minas Gerais, as well as possible effects of the program acelerar para vencer. The method of analysis used was based on the difference in difference approach. The data are taken from Prova Brasil and censo escolar, both collected by Inep for the years 2007, 2009 and 2011. The main results indicate that the program was able to increase the proficiency of students in mathematics and Portuguese language, especially between 2007 and 2009.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n46_alfabetização.pdf957.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.