Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Victor Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Chein, Flávia | - |
dc.coverage.spatial | Minas Gerais, Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2007, 2009 e 2011 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T17:48:58Z | - |
dc.date.available | 2016-06-23T17:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6604 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é avaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5o ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer. O método de análise utilizado foi o de diferenças em diferenças. Os dados são extraídos da Prova Brasil e do Censo Escolar, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os anos de 2007, 2009 e 2011. Os resultados indicam que o programa conseguiu elevar a proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa, principalmente entre 2007 e 2009. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e desempenho escolar : uma análise de intervenções recentes em Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy and school performance : an analysis of recent policies in Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | La alfabetización y la escuela rendimento : un análisis de las políticas recientes en Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Alphabétisation et rendement scolaire : une analyse des politiques récentes dans Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 295-332 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Planejamento da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acelerar para Vencer | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6535 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/ Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer. | pt_BR |
ipea.description.methodology | O método utilizado foi o de diferenças em diferenças | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 46, jan./jun. 2016. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This article aims to evaluate the effect of the Program for Educational/Literacy Intervention on Right Time on the performance of fifth graders of elementary education in state schools in Minas Gerais, as well as possible effects of the program acelerar para vencer. The method of analysis used was based on the difference in difference approach. The data are taken from Prova Brasil and censo escolar, both collected by Inep for the years 2007, 2009 and 2011. The main results indicate that the program was able to increase the proficiency of students in mathematics and Portuguese language, especially between 2007 and 2009. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n46_alfabetização.pdf | 957.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.