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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6641
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Secchi, Leonardo | - |
dc.contributor.author | Ito, Letícia Elena | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T14:01:41Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T14:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6641 | - |
dc.description.abstract | Os think tanks e as universidades produzem conhecimento relevante para a elaboração de políticas públicas. O objetivo deste artigo é analisar as relações estabelecidas entre think tanks e universidades no Brasil com as seguintes variáveis de análise: tipo, intensidade, enfoque e frequência das relações. A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos feito a partir das relações com universidades estabelecidas por três grandes think tanks brasileiros: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e Ipea. Os resultados apontam para uma relação de cooperação entre think tanks e universidades, de tipo intermitente e de dependência dos think tanks com relação às universidades, especialmente no que se refere a capital humano na produção e na disseminação de conhecimentos por projetos e relatórios, livros, artigos, seminários e capacitação. Comparativamente às universidades, os think tanks são poucos e ainda desconhecidos no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Think tanks e universidades no Brasil : análise das relações na produção de conhecimento em política pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Think tanks and universities in Brazil : analysis of the relationship in the production of public policy knowledge | pt_BR |
dc.title.alternative | Think tanks y universidades en Brasil : análisis de las relaciones en la producción de conocimiento de políticas públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Think tanks et les universities au Brésil : analyse des relations sur la production de connaissances en politique publique | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 333-354 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Estatísticas da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Universidades | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Pesquisa. Ciência::Pesquisa. Ciência::Conhecimento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Think tanks | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção de conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de políticas públicas | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6535 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar as relações estabelecidas entre think tanks e universidades no Brasil com as seguintes variáveis de análise: tipo, intensidade, enfoque e frequência das relações. | pt_BR |
ipea.description.methodology | A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos feito a partir das relações com universidades estabelecidas por três grandes think tanks brasileiros: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e Ipea. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 46, jan./jun. 2016 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Think tanks and universities are important organizations for producing policy relevant knowledge. The objective of this article is to analyze the relationship between Brazilian think tanks and universities using the following analytical variables: type, focus, intensity and frequency of relationship. The methodology used was a multi-case descriptive study made upon the relationship with universities and three major Brazilian think tanks: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) and Ipea. The results show a cooperative and intermittent type of relationship between think tanks and universities, in which think tanks are dependent especially on the universities human capital for producing and disseminating knowledge through projects and reports, books, articles, seminars and training. In comparison to universities, think tanks are few and still unknown in Brazil but already produce policy relevant knowledge. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Artigos Educação: Artigos Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos |
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