Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSecchi, Leonardo-
dc.contributor.authorIto, Letícia Elena-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-28T14:01:41Z-
dc.date.available2016-06-28T14:01:41Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6641-
dc.description.abstractOs think tanks e as universidades produzem conhecimento relevante para a elaboração de políticas públicas. O objetivo deste artigo é analisar as relações estabelecidas entre think tanks e universidades no Brasil com as seguintes variáveis de análise: tipo, intensidade, enfoque e frequência das relações. A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos feito a partir das relações com universidades estabelecidas por três grandes think tanks brasileiros: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e Ipea. Os resultados apontam para uma relação de cooperação entre think tanks e universidades, de tipo intermitente e de dependência dos think tanks com relação às universidades, especialmente no que se refere a capital humano na produção e na disseminação de conhecimentos por projetos e relatórios, livros, artigos, seminários e capacitação. Comparativamente às universidades, os think tanks são poucos e ainda desconhecidos no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThink tanks e universidades no Brasil : análise das relações na produção de conhecimento em política públicapt_BR
dc.title.alternativeThink tanks and universities in Brazil : analysis of the relationship in the production of public policy knowledgept_BR
dc.title.alternativeThink tanks y universidades en Brasil : análisis de las relaciones en la producción de conocimiento de políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeThink tanks et les universities au Brésil : analyse des relations sur la production de connaissances en politique publiquept_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 333-354pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Estatísticas da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Universidadespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Pesquisa. Ciência::Pesquisa. Ciência::Conhecimentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordThink tankspt_BR
dc.subject.keywordUniversidadespt_BR
dc.subject.keywordProdução de conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordAnálise de políticas públicaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6535pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar as relações estabelecidas entre think tanks e universidades no Brasil com as seguintes variáveis de análise: tipo, intensidade, enfoque e frequência das relações.pt_BR
ipea.description.methodologyA metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos feito a partir das relações com universidades estabelecidas por três grandes think tanks brasileiros: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e Ipea.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 46, jan./jun. 2016pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThink tanks and universities are important organizations for producing policy relevant knowledge. The objective of this article is to analyze the relationship between Brazilian think tanks and universities using the following analytical variables: type, focus, intensity and frequency of relationship. The methodology used was a multi-case descriptive study made upon the relationship with universities and three major Brazilian think tanks: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) and Ipea. The results show a cooperative and intermittent type of relationship between think tanks and universities, in which think tanks are dependent especially on the universities human capital for producing and disseminating knowledge through projects and reports, books, articles, seminars and training. In comparison to universities, think tanks are few and still unknown in Brazil but already produce policy relevant knowledge.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Educação: Artigos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n46_think_tanks.pdf110.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.