Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6710
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Felipe Garcia | - |
dc.contributor.author | Carraro, André | - |
dc.contributor.author | Kang, Thomas Hyeono | - |
dc.contributor.author | Gigante, Denise Petrucci | - |
dc.contributor.author | Horta, Bernardo Lessa | - |
dc.contributor.author | Motta, Janaína Vieira dos Santos | - |
dc.coverage.spatial | Rio Grande do Sul, Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-04T17:52:07Z | - |
dc.date.available | 2016-07-04T17:52:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6710 | - |
dc.description.abstract | Este artigo investiga o efeito da transmissão intergeracional de capital humano para a coorte de 1982 da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, levantada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPE/Ufpel) (Victora e Barros, 2006). A literatura em transmissão intergeracional é ainda inconclusiva. Para o estabelecimento da relação causal, utiliza-se o método de variáveis instrumentais, em que os instrumentos são obtidos a partir de uma expressiva variação na oferta educacional no estado do Rio Grande do Sul, promovida pelo governo Brizola entre 1959 e 1962. Os resultados obtidos apontam para efeito da escolaridade dos pais sobre a escolaridade dos filhos com a presença de viés de gênero. O resultado robusto para as diferentes especificações é o efeito da escolaridade das mães sobre a escolaridade das filhas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Transmissão intergeracional de capital humano : evidências para o Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Intergenerational transmission of human capital : evidence for Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Transmisión intergeneracional de capital humano : evidencia de Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | La transmission intergenerationnelle du capital humain : preuve de Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 301-328 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacional::Demografia::Informação sobre População | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transmissão intergeracional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados de coorte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito causal | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532 | pt_BR |
ipea.description.objective | Iidentificar os determinantes da estratificação educacional, cujo foco está em avaliar os efeitos de variáveis sociais (raça, ocupação social, gênero) e educacionais (escolaridade dos pais) sobre a escolaridade dos filhos; e avaliar o papel de indicadores socioeconômicos dos pais sobre os mesmos indicadores dos filhos nos diferentes estágios da vida destes últimos. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 45, jul./dez. 2015. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper provides evidence on the intergenerational transmission of human capital using data from the 1982 Pelotas (Rio Grande do Sul, Brazil) birth cohort raised by the Epidemiological Research Center of the Federal University of Pelotas (Victora and Barros, 2006). The literature on intergenerational transmission of human capital is inconclusive. In order to establish a causal relation, we use instrumental variables estimation techniques. Those variables were obtained from an expressive variation of educational supply in the state of Rio Grande do Sul (Brazil) promoted by the government of Leonel Brizola (1959-1962). Results obtained indicate that parents’ schooling affects children’s schooling with gender effect. Positive results for mother’s schooling influence overdaughter’s schoolingwere found in more than one specification. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Demografia. População: Artigos Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP_n45_Transmissão_intergeracional.pdf | 248.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.