Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Claudio Luiz de-
dc.contributor.authorAlmeida, Eduardo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-04T17:57:28Z-
dc.date.available2016-07-04T17:57:28Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6712-
dc.description.abstractA literatura de transporte raramente considera a influência da interação social e espacial sobre os fluxos de passageiros. Este artigo objetiva analisar os determinantes dos fluxos de passageiros do transporte aéreo, utilizando o modelo gravitacional ampliado, incorporando efeitos de rede social, dependência espacial e controlando-se para efeitos fixos. O controle para efeitos fixos na presença de variável explicativa invariante no tempo foi feito por intermédio do método da decomposição vetorial de efeitos fixos. Os resultados obtidos mostram que o efeito indireto de rede social se mostrou relevante para explicar o fluxo aéreo de passageiros. Contudo, não houve evidência sobre a relevância estatística dos efeitos de rede diretos na explicação dos fluxos aéreos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTransporte aéreo de passageiros e efeitos de rede socialpt_BR
dc.title.alternativeAirline passenger transport and social network effectspt_BR
dc.title.alternativeTransporte aereo de pasajeros y efectos de rede socialpt_BR
dc.title.alternativeLe transport aérien de passagers et les effets de réseau socialpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 199-219pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Aéreopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordModelo gravitacionalpt_BR
dc.subject.keywordTransporte aéreo de passageirospt_BR
dc.subject.keywordEfeitos de redept_BR
dc.subject.keywordDecomposição vetorial de efeitos fixospt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar os determinantes dos fluxos de passageiros do transporte aéreo, utilizando o modelo gravitacional ampliado, incorporando efeitos de rede social, dependência espacial e controlando-se para efeitos fixos.pt_BR
ipea.description.methodologyModelo gravitacional ampliado.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 45, jul./dez. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe transport literature has rarely considered the influence of spatial and social interaction on passenger flows. This work aims to estimate air travel demand using an extended gravity model, incorporating social network effects and controlling for fixed effects. The control for fixed effects in a presence of time-invariant explanatory variable was done using fixed effects vector decomposition. The findings reveal that the indirect network effect is important to explain airline passenger flows. However there is no evidence on the statistical relevance of direct network effect in the explanation of air travel flows.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n45_Transporte_aéreo.pdf553.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.