Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cassuce, Francisco Carlos da Cunha | - |
dc.contributor.author | Coelho, Fernanda Rosado Correa | - |
dc.contributor.author | Lima, João Eustáquio de | - |
dc.coverage.spatial | Ponte Nova - MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-08T14:43:40Z | - |
dc.date.available | 2016-07-08T14:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6769 | - |
dc.description.abstract | O processo de municipalização vem sendo colocado como um ponto crucial para que se alcancem melhorias na qualidade do ensino fundamental no Brasil. Contudo, há divergências sobre a eficiência de tal política. Este estudo buscou analisar a influência que a prática dessa política teve sobre a qualidade do ensino dos alunos da 4a série no município de Ponte Nova. Para isso, utilizou-se a técnica de dados em painel que possibilitou verificar que o aumento do número de professores com nível superior e o incentivo a atividades de leitura elevaram o rendimento médio dos alunos e, dessa forma, a qualidade do ensino. Já a política de municipalização atuou de forma contrária, deteriorando a qualidade, no período analisado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Municipalização e qualidade de ensino fundamental no município de Ponte Nova, Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Municipalization and quality of elementary education in the municipality of Ponte Nova, Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Municipalización y calidad de la educación básica en el municipio de Ponte Nova, Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Municipalisation et qualité d’enseignement fondamental dans la municipalité Ponte Nova, Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 133-151 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Primário | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Local | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Municipalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534 | pt_BR |
ipea.description.objective | Verificar como os fatores relacionados à escola – o aumento de professores com curso superior, o fornecimento de atividades extracurriculares e o número de alunos por sala – vêm influenciando no desempenho dos alunos, além de determinar como a municipalização afetou o rendimento desses alunos. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Técnica de dados em painel. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 37, jul./dez. 2011. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The process of municipalization has been dealt as a crucial point for reaching improvements in the quality of elementary education in Brazil. However, there is disagreement about the effectiveness of such policy. The present study sought to analyze the influence that the putting into practice of this policy has had on the quality of teaching of 4th grade students in the municipality of Ponte Nova. For that, it was used the technique of data in panel that enabled to verify that the increase in the number of teachers with higher education and the incentive of reading activities increased the average student’s productivity, and thus the quality of education. Yet, the policy of decentralization acted contrary, deteriorating quality in the period analyzed. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP_n37_Municipalização.pdf | 278.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.