Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCassuce, Francisco Carlos da Cunha-
dc.contributor.authorCoelho, Fernanda Rosado Correa-
dc.contributor.authorLima, João Eustáquio de-
dc.coverage.spatialPonte Nova - MGpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-08T14:43:40Z-
dc.date.available2016-07-08T14:43:40Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6769-
dc.description.abstractO processo de municipalização vem sendo colocado como um ponto crucial para que se alcancem melhorias na qualidade do ensino fundamental no Brasil. Contudo, há divergências sobre a eficiência de tal política. Este estudo buscou analisar a influência que a prática dessa política teve sobre a qualidade do ensino dos alunos da 4a série no município de Ponte Nova. Para isso, utilizou-se a técnica de dados em painel que possibilitou verificar que o aumento do número de professores com nível superior e o incentivo a atividades de leitura elevaram o rendimento médio dos alunos e, dessa forma, a qualidade do ensino. Já a política de municipalização atuou de forma contrária, deteriorando a qualidade, no período analisado.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMunicipalização e qualidade de ensino fundamental no município de Ponte Nova, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMunicipalization and quality of elementary education in the municipality of Ponte Nova, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMunicipalización y calidad de la educación básica en el municipio de Ponte Nova, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMunicipalisation et qualité d’enseignement fondamental dans la municipalité Ponte Nova, Minas Geraispt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 133-151pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Primáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Localpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMunicipalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordQualidade do ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534pt_BR
ipea.description.objectiveVerificar como os fatores relacionados à escola – o aumento de professores com curso superior, o fornecimento de atividades extracurriculares e o número de alunos por sala – vêm influenciando no desempenho dos alunos, além de determinar como a municipalização afetou o rendimento desses alunos.pt_BR
ipea.description.methodologyTécnica de dados em painel.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 37, jul./dez. 2011.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe process of municipalization has been dealt as a crucial point for reaching improvements in the quality of elementary education in Brazil. However, there is disagreement about the effectiveness of such policy. The present study sought to analyze the influence that the putting into practice of this policy has had on the quality of teaching of 4th grade students in the municipality of Ponte Nova. For that, it was used the technique of data in panel that enabled to verify that the increase in the number of teachers with higher education and the incentive of reading activities increased the average student’s productivity, and thus the quality of education. Yet, the policy of decentralization acted contrary, deteriorating quality in the period analyzed.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n37_Municipalização.pdf278.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.