Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Wilsimara Maciel-
dc.contributor.authorMonasterio, Leonardo Monteiro-
dc.contributor.authorEhrl, Philipp-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T21:00:43Z-
dc.date.available2016-09-13T21:00:43Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7069-
dc.description.abstractEste trabalho avaliou o impacto do Fies no salário do trabalhador formal. Mediante a técnica do Propensity Score Matching (PSM), estimou-se que o Fies gerou um aumento de R$ 307 na renda mensal do grupo 1 (com todos os níveis de escolaridade) e de R$ 281 se a referência for o grupo 2 (nível médio completo e nível superior incompleto) em 2003. Por sua vez, quando comparados com os trabalhadores que se formaram entre 2003 e 2013 (grupo 3), não houve impacto estatisticamente significativo. Por fim, o efeito calculado do Fies só é válido para o mercado formal de trabalho, e o programa pode ter tido outros resultados na formação de profissionais liberais, conta-própria ou que estão na informalidade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleQual foi o impacto do FIES nos salários?pt_BR
dc.typeRadar - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 33-38 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas Governamentaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Empréstimos para Estudantespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordFundo de Financiamento Estudantil (Fies)pt_BR
dc.subject.keywordCrédito educativopt_BR
dc.subject.keywordRenda familiarpt_BR
dc.subject.keywordSaláriospt_BR
dc.subject.keywordTrabalhadores formaispt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7061pt_BR
ipea.description.methodologyTécnica do Propensity Score Matching (PSM).pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 46, 54 p., ago. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n46_impacto.pdf82.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.