Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n47_esforço.pdf | 632.81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
Other Titles: | Efforts of school management in the public elementary school and student performance in Brazil Los Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en Brasil Les Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au Brésil |
Authors: | Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de Araújo Júnior, Ignácio Tavares de Ramalho, Hilton Martins de Brito |
Abstract: | Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.