Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n47_esforço.pdf632.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
Other Titles: Efforts of school management in the public elementary school and student performance in Brazil
Los Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en Brasil
Les Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au Brésil
Authors: Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
Ramalho, Hilton Martins de Brito
Abstract: Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.