Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7945
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n16_Projetos.pdf41.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Projeto mudança do clima - subprojeto uso de tecnologias fotovoltaicas no semiárido brasileiro como medida de adaptação e mitigação
Authors: Cruz, Daniel Ricas da
Gustavo Luedemann
Abstract: O objetivo do subprojeto é o desenvolvimento de uma política pública que permita promover uma alteração do status quo das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família na região do Semiárido. Se hoje famílias recebem mensalmente uma ajuda do governo brasileiro, objetivamos a identificação, o desenvolvimento e a possibilidade de implementar tecnologias de geração de energia elétrica por sistemas fotovoltaicos, nas propriedades dessas famílias. O objetivo e a consequência principal seriam a geração de energia elétrica em montante suficiente para abastecer a propriedade e gerar excedente a ser comercializado. Tal excedente deveria gerar, necessariamente, renda superior ao recebido no programa Bolsa Família. Não há a previsão regulatória de pagamento pela geração de energia elétrica descentralizada por pessoa física e o projeto desenhará alternativa para a atual regulação e suas restrições, dentro do ambiente de negócios do setor, que minimize qualquer impacto negativo.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7916
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Energia: Artigos
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.