Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8592
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopez, Felix Garcia | - |
dc.contributor.author | Borges, Jaqueline | - |
dc.contributor.author | Silva, Noëlle da | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2003 - 2014 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T14:41:40Z | - |
dc.date.available | 2018-08-24T14:41:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8592 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, analisaremos as rotinas e os protocolos, bem como os agentes e as organizações, que são decisivos na formação da agenda e na formulação das políticas de governo no Poder Executivo federal. A análise baseou-se nos exemplos do Ministério da Integração Nacional (MI) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), entre 2003 e 2014. Destes, utilizamos dados documentais e coletados em 28 entrevistas semidiretivas com ocupantes de cargos-chave nas duas pastas, além da Presidência da República. Nossos argumentos são que a formação da agenda se divide em duas partes: a agenda prioritária do presidente da República e a agenda dos demais. Todavia, a formulação das políticas - inclusive as prioritárias - ocorrem, quase sempre, no âmbito ministerial. A burocracia de especialistas é indispensável para a formulação das propostas, mas atua por delegação política, para dar corpo a uma agenda politicamente definida. Ministros desempenham papel central na formação da agenda, mas o conflito ideológico intracoalizão - manifesto por partidos com preferências heterogêneas - não constitui obstáculo ao poder de o presidente levar adiante a agenda de seu interesse. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Quem decide? Formação da agenda e formulação de políticas no Executivo Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2400 : Quem decide? Formação da agenda e formulação de políticas no Executivo Federal | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 48 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Poder Executivo | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Política::Política | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Função pública::Função Pública | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Executivo federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Presidência da República | pt_BR |
dc.subject.keyword | Presidencialismo de coalizão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de governo | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar as rotinas e os protocolos, bem como os agentes e as organizações, que são decisivos na formação da agenda e na formulação das políticas de governo no Poder Executivo federal. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Entrevistas semidiretivas; método da grounded theory para analisar as entrevistas. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2400 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | In this work, we will analyze the routines and protocols, as well as the agents and the organizations, that are decisive in the agenda-setting and in the formulation of government policies at the Executive Branch. The analysis is based on two cases: the Ministry of National Integration (MI) and the Ministry of Social Development (MDS). We use documents and data collected in 28 semi-directive interviews with members of top-level positions in each Ministry and in the Presidency of the Republic. We argue that the agenda-setting is divided into two parts: the President’s priority agenda and ministers’ agenda. However, the policy formulation - including the priority - almost always takes place at the ministerial level. The bureaucracy of experts is indispensable to formulate any policy but acts through political delegation, not by their own. Ministers play a pivotal role in setting the agenda, but the ideological intra-coalition conflict - manifested by parties with heterogeneous preferences - is no obstacle to the President, who can push ahead with the agenda of his interest. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2400_.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2400_sumex.pdf | 126.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.