Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopez, Felix Garcia-
dc.contributor.authorBorges, Jaqueline-
dc.contributor.authorSilva, Noëlle da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2003 - 2014pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T14:41:40Z-
dc.date.available2018-08-24T14:41:40Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8592-
dc.description.abstractNeste trabalho, analisaremos as rotinas e os protocolos, bem como os agentes e as organizações, que são decisivos na formação da agenda e na formulação das políticas de governo no Poder Executivo federal. A análise baseou-se nos exemplos do Ministério da Integração Nacional (MI) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), entre 2003 e 2014. Destes, utilizamos dados documentais e coletados em 28 entrevistas semidiretivas com ocupantes de cargos-chave nas duas pastas, além da Presidência da República. Nossos argumentos são que a formação da agenda se divide em duas partes: a agenda prioritária do presidente da República e a agenda dos demais. Todavia, a formulação das políticas - inclusive as prioritárias - ocorrem, quase sempre, no âmbito ministerial. A burocracia de especialistas é indispensável para a formulação das propostas, mas atua por delegação política, para dar corpo a uma agenda politicamente definida. Ministros desempenham papel central na formação da agenda, mas o conflito ideológico intracoalizão - manifesto por partidos com preferências heterogêneas - não constitui obstáculo ao poder de o presidente levar adiante a agenda de seu interesse.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleQuem decide? Formação da agenda e formulação de políticas no Executivo Federalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2400 : Quem decide? Formação da agenda e formulação de políticas no Executivo Federalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical48 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Poder Executivopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Política::Políticapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Função pública::Função Públicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordPoder Executivo federalpt_BR
dc.subject.keywordPresidência da Repúblicapt_BR
dc.subject.keywordPresidencialismo de coalizãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordProcesso de governopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar as rotinas e os protocolos, bem como os agentes e as organizações, que são decisivos na formação da agenda e na formulação das políticas de governo no Poder Executivo federal.pt_BR
ipea.description.methodologyEntrevistas semidiretivas; método da grounded theory para analisar as entrevistas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2400pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this work, we will analyze the routines and protocols, as well as the agents and the organizations, that are decisive in the agenda-setting and in the formulation of government policies at the Executive Branch. The analysis is based on two cases: the Ministry of National Integration (MI) and the Ministry of Social Development (MDS). We use documents and data collected in 28 semi-directive interviews with members of top-level positions in each Ministry and in the Presidency of the Republic. We argue that the agenda-setting is divided into two parts: the President’s priority agenda and ministers’ agenda. However, the policy formulation - including the priority - almost always takes place at the ministerial level. The bureaucracy of experts is indispensable to formulate any policy but acts through political delegation, not by their own. Ministers play a pivotal role in setting the agenda, but the ideological intra-coalition conflict - manifested by parties with heterogeneous preferences - is no obstacle to the President, who can push ahead with the agenda of his interest.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2400_.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2400_sumex.pdf126.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.