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dc.contributor.authorLopez, Felix Garcia-
dc.contributor.authorSilva, Noëlle da-
dc.contributor.authorBorges, Jaqueline-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2003 - 2014pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-24T17:27:13Z-
dc.date.available2019-01-24T17:27:13Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8903-
dc.description.abstractComo se constrói a agenda legislativa do Poder Executivo, que papel desempenham a Presidência da República (PR) e, nesta, a Casa Civil? Este texto contribui para responder a essas questões, ao especificar e detalhar como se estruturam, grosso modo, os processos de formulação e a divisão do trabalho entre cada um dos seguintes atores de veto sobre as políticas do Executivo: partidos, burocracias, a Presidência e o presidente. Um governo de coalizão, mesmo com uma Presidência da República (PR) forte, precisa acordar decisões com os demais parceiros. Procuramos identificar e traduzir quando esse acordo é demandado e por meio de que protocolos. Os dados foram coletados de entrevistas detalhadas com membros-chave nos principais órgãos da Presidência, bem como por meio de escrutínio de documentos. O método utilizado é o da grounded-theory. Os resultados revelam uma agenda bipartida no Executivo. A Presidência propõe e conduz parte relevante, claramente identificável, das políticas formuladas no governo e, em todo caso, é um mediador da interlocução interministerial, antes de dar o aval para que se inicie o processo legislativo. A agenda legislativa presidencial é continuamente monitorada e possui tramitação própria; a agenda “ministerial” segue protocolos comuns, mais morosos, com alguma variação. A Presidência detém alta capacidade de impor a última palavra nessas duas agendas durante interlocução do guardião da agenda de governo: a Casa Civil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGoverno compartilhado? O papel da Presidência na formação e coordenação da agenda de políticas do Executivo federal (2003-2014)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2427 : Governo compartilhado? O papel da Presidência na formação e coordenação da agenda de políticas do Executivo federal (2003-2014)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : ilpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Poder Executivopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Poder Legislativopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Presidênciapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPoder Executivopt_BR
dc.subject.keywordPresidência da Repúblicapt_BR
dc.subject.keywordCasa Civilpt_BR
dc.subject.keywordAgenda governamentalpt_BR
dc.subject.keywordCoordenação de governopt_BR
dc.subject.keywordPresidencialismo de coalizãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
ipea.description.objectiveCompreender o papel da Presidência da República no funcionamento do governo, detalhar os processos de formação da agenda e da formulação das políticas, bem como os papéis que esse órgão desempenha em meio ao conjunto de agentes e organizações que lutam para influir nos rumos do governo.pt_BR
ipea.description.methodologyO método utilizado é o da grounded-theorypt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2427pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractHow does the Executive build its own legislative agenda and which role does the Presidency play? This article partially answers the two questions and specifies how the formulation and the division of labor among its members - parties, bureaucracies, the Presidency and the President - are structured. Even when the President is strong, a coalition government needs to consider other partner’s policy and office demands. We identify and translate how and when this process occurs. We collected data from detailed interviews with those who held key positions inside the Presidency or ministries and made documental analyses. The Executive has a dual agenda. The Presidency proposes and conducts a relevant and clearly identifiable part of the policies formulated in the government and, in any case, it is a mediator of the dialogue among cabinet members, before giving the approval for sending the bills to the Congress. The presidential legislative agenda is continuously monitored by Casa Civil, and has its own timing –faster; while the “ministerial” agenda follows other protocols. In both agendas the Presidency gives the last word, building or imposing consensus.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

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