Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Luis Felipe Batista de-
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.date.accessioned2013-05-20T13:22:46Z-
dc.date.available2013-05-20T13:22:46Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/955-
dc.description.abstractApresentação da pesquisa descrita no Texto para Discussão (TD) homônimo, de número 1814. Tal pesquisa tencionou estimar o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a repetência escolar usando dados do Cadastro Único (CadÚnico), Projeto Frequência e censos da educação básica. Três abordagens foram utilizadas: i) comparação de crianças com e sem benefício, inscritas no CadÚnico; ii) impacto do valor do benefício estimado. mediante análise de regressão; e iii) impacto do percentual de crianças beneficiárias estimado usando escolas como unidade de análise. Os resultados são significativos e o PBF parece contribuir para alguma redução na probabilidade de repetência.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.titleO impacto do Programa Bolsa Família sobre a repetência: resultados a partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e censo escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe impact of Bolsa Família on repetition: results from the Single Registry, Attendance Project and school censuspt_BR
dc.typeSlides / Apresentaçõespt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical22 slides.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordBolsa famíliapt_BR
dc.subject.keywordTransferência de rendapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/954pt_BR
ipea.description.objectiveObservar o efeitos de programas de transferência de renda sobre indicadores educacionais.pt_BR
ipea.description.additionalinformationNota de conteúdo: relaciona-se com o homônimo Texto para Discussão (TD) de número 1814.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractPresentation of the research described in the Discussion Paper namesake, number 1814. This research attempted to estimate the impacts of Bolsa Família upon grade repetition using matched data from the Single Registry, the Attendance Project and the annual school censuses. Three approaches are used: i) comparison of results for poor children in the Single Registry with and without the benefit; ii) estimation of treatment effect; and iii) estimation of the impact of the percentage of beneficiary children in a given school upon the average repetition in the school. The results are far from impressive but do show a modest drop in the probability of grade repetition.pt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.researchfieldsProteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidadespt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Slides / Apresentações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Apresentação_TD_1814_O_impacto_do_Programa_Bolsa_Família_sobre_a_repetência.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.