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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9589
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferrari, Tatiana Kolodin | - |
dc.contributor.author | Dusi, Luiza de Alencar | - |
dc.contributor.author | Lopes, Daniel A. Feitosa | - |
dc.contributor.author | Pompermayer, Fabiano Mezadre | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-13T21:10:28Z | - |
dc.date.available | 2020-01-13T21:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9589 | - |
dc.description.abstract | O texto discute os procedimentos metodológicos e faz a estimação do valor da economia de tempo de viagem e do valor da vida estatística em viagens por rodovias no Brasil. Realizou-se um experimento de preferência declarada, que contou com algumas inovações para o controle de viés hipotético. A pesquisa foi feita on-line por meio da técnica de bola de neve, sendo solicitado aos respondentes que escolhessem entre duas rotas hipotéticas com diferentes níveis de três atributos: custo de pedágio, tempo e número de mortes. A análise aplicou o modelo mixed logit para estimar a disposição a pagar pela redução do tempo de viagem e pela redução no risco de morte nas rodovias. Os resultados mostraram diferenças significativas nos valores encontrados em função do nível de certeza na resposta do indivíduo. O modelo também foi estimado fazendo-se o controle pelas características de viagens e dos indivíduos. Apesar dos importantes resultados encontrados, os primeiros de nosso conhecimento para o contexto brasileiro, a coleta de dados foi enviesada para segmentos de renda média e alta, o que impõe alguns limites na extrapolação desses resultados para a população do país. Assim, os resultados mais robustos apontam para o valor da economia de tempo entre 79% e 36% do valor do tempo laboral, e para o valor da vida estatística entre R$ 2,4 milhões e R$ 3,1 milhões (a preços de 2017). | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Estimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declarada | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2533 : Estimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declarada | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 54 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Rodoviário | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Previsões. Fator Tempo:: Fator Tempo | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Estatísticas de Transporte | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Valor da vida estatística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Valor da economia de tempo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preferência declarada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo de escolha discreta | pt_BR |
ipea.description.objective | Discutir os procedimentos metodológicos e estimar o valor da economia de tempo de viagem e do valor da vida estatística em viagens por rodovias no Brasil | pt_BR |
ipea.description.methodology | Modelo mixed logit | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2533 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | In this paper, we discuss the methodological procedures and the computation of the value of travel time saving and the value of statistical life in road travels in Brazil. A stated preference experiment was carried out, in which we bring some innovations in order to control for hypothetical bias. The survey was conducted online through the snowball technique, requesting respondents to choose between two hypothetical routes with different levels of three attributes: toll cost, time and number of deaths. The mixed logit model was used to estimate the willingness to pay for the travel time saving and for the death risk reduction. The results show a significant difference in the values given the certainty level in the individual´s answer. The model is also estimated controlled for travel and individual characteristics. Despite the important results found, the first ones in our knowledge for the Brazilian context, the data collection was biased towards medium and high income, which limits the extrapolation of its results to the country population. Given that, the most robust estimates indicate the value of travel time saving to be between 79% and 36% of the working time value, and value of a statistical life between R$ 2.4 million and R$ 3.1 million (at 2017 prices). | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros Transportes: Livros |
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