Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9590
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dp_245.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
dp_245_sumex.pdf171.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Commodity boom and environmental policy : what lies behind the Amazon deforestation
Other Titles: Discussion Paper 245 : Commodity boom and environmental policy : what lies behind the Amazon deforestation
Boom de commodities e política ambiental : o que está por trás do desmatamento na Amazônia
Authors: Pereira, Rodrigo Mendes
Abstract: Este artigo investiga o aparente paradoxo da forte redução no desmatamento da Amazônia brasileira de meados dos anos 2000, que ocorreu paralelamente a um rápido crescimento dos mercados de commodities. Uma atenção especial é dada ao papel desempenhado pelo PPCDAM, uma política ambiental introduzida pelo governo federal em 2004. Utilizamos um painel de 760 municípios da Amazônia e 15 anos para estimar os efeitos de conhecidos condutores do processo de desmatamento tais como o rebanho bovino e as lavouras de soja, bem como os efeitos da política de conservação. Os resultados sugerem que a política não apenas teve um efeito direto de redução do desmatamento, mas também tornou o desmatamento menos sensível a flutuações na produção de commodities na Amazônia. Realizamos também um exercício contra factual em que estimamos os níveis de desmatamento que ocorreriam caso a política ambiental não tivesse sido implementada. Estimamos que a política salvou um total de 196 mil quilômetros quadrados de floresta entre 2005 e 2015, o que corresponde a quase duas vezes o total de desmatamento observado no período, e a 4,9% de toda a floresta amazônica brasileira.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.