Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/996
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1793.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Prêmio salarial urbano e a trajetória da desigualdade: evidências para o Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1793: Prêmio salarial urbano e a trajetória da desigualdade: evidências para o Brasil
Urban wage premium and the trajectory of inequality: evidence for Brazil
Authors: Cruz, Bruno de Oliveira
Naticchioni, Paolo
Abstract: Este trabalho analisa a dinâmica do prêmio salarial urbano no Brasil e a relação entre a queda do prêmio salarial e a trajetória da desigualdade de rendimentos no país. A partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) nos anos 2002 e 2009, são obtidos dois resultados principais: no primeiro, observa-se uma queda no prêmio salarial entre 2002 e 2009, utilizando mínimo quadrado ordinários (MQO) quanto regressões quantílicas. Uma segunda evidência encontrada refere-se ao fato de que a queda no prêmio salarial é mais acentuada para o decil superior de renda que para o decil inferior. Estes resultados sugerem que a queda no prêmio salarial contribuiu de fato para a redução da desigualdade na última década no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.