Crespo, Anna Risi ViannaReis, Maurício Cortez2014-02-242014-02-242007-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2540Este artigo procura analisar tendências no efeito-diploma e na relação entre rendimentos e educação no mercado de trabalho brasileiro de 1982 até 2004. Usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) são estimadas equações de rendimentos incluindo funções com saltos e mudanças de inclinação nos anos de educação correspondentes à obtenção de diploma ou à conclusão de um determinado grau, assim como regressões semiparamétricas. Os resultados mostram uma redução no efeito-diploma entre 1982 e 2004, indicando que a conclusão de um ciclo educacional no Brasil vem perdendo valor ao longo do tempo. Também, a relação entre o logaritmo dos rendimentos e o nível de escolaridade tem se tornado mais convexa.engAcesso AbertoSheepskin effects and the relationship between earnings and education: analyzing the evolution over time in BrazilTexto pra Discussão (TD) 1272a: Sheepskin effects and the relationship between earnings and education: analyzing the evolution over time in BrazilEfeito-diploma e a relação entre rendimentos e educação: análise da evolução ao longo do tempo no BrasilWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Efeito-diplomaRendimentosEscolaridade