2020-06-222020-06-222020http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10083Este trabalho analisa as notícias veiculadas por jornais brasileiros de significativa circulação no país, e que também são referência discursiva e atuam no agendamento sobre o tema desta pesquisa. Avalia a veiculação midiática – a midiatização – das questões referentes à integração de refugiados e definiu como foco três dos principais jornais de circulação nacional: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, entre 2007 a 2017. O recorte será no período de 2010-2018. O intuito é entender como o discurso midiático atua, não somente na opinião pública sobre determinados grupos étnico-culturais, como também nos processos de construções identitárias de refugiados e migrantes, a partir das quais tomam-se decisões sobre o refúgio e a migração no âmbito estadual e federal.porAcesso AbertoA Midiatização do refúgio no Brasil (2010-2018)BookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)RefugiadosMigração InternacionalMercado de TrabalhoMídiaLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.RefugiadosMigraçãoPolíticas públicas