Silva Filho, Edison Benedito da2018-01-052018-01-052017-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8209O Brasil enfrenta, atualmente, uma grave crise fiscal, que compromete a capacidade do Estado de realizar muitas das aquisições de equipamentos militares planejadas nos anos anteriores. O cancelamento de contratos e a postergação de investimentos das Forças Armadas representam um desafio crescente à manutenção da capacidade produtiva do setor de defesa e segurança, que deve se voltar cada vez mais ao mercado externo na busca por novos clientes para seus produtos. O propósito deste trabalho é, a partir do levantamento das principais características econômicas e tecnológicas do setor industrial de defesa no Brasil, identificar os desafios e as oportunidades primordiais à promoção de suas vendas externas. E, tendo em vista as tendências do mercado internacional de defesa e segurança, apontar quais estratégias podem ser adotadas pelo governo brasileiro na busca pela superação dos entraves econômicos e institucionais para a expansão das exportações de produtos militares do país.porAcesso AbertoBase industrial de defesa do Brasil : notas para uma estratégia de promoção de exportaçõesJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Indústria da DefesaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Indústria de defesaPolítica industrial