Ciríaco, Juliane da SilvaAmaral Filho, Jair doLins, Julyan Gleyvison Machado GouveiaAnjos Junior, Otoniel Rodrigues dosSilva, Sandro Pereira2023-01-032023-01-032022-10https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11651Investigaram, com base em um modelo teórico, os fatores socioeconômicos que determinam a alocação entre estudo e mercado de trabalho da juventude no Brasil. Mais especificamente, analisaram o que leva um jovem a se tornar um nem-nem, isto é, não estar empregado e nem em processo de educação ou treinamento. Para tanto, além de se considerar as características dos indivíduos já testados pela literatura, como as relacionadas aos atributos pessoais (gênero, idade e raça/cor) e atributos do lar (tamanho da família e escolaridade do chefe), procurou-se verificar o efeito do contexto social na decisão de estar na condição nem-nem. Em tal análise, considerou-se os dados do Censo Demográfico 2010, do Datasus e do Ipeadata.porAcesso AbertoJuventude e exclusão social : uma análise sobre os fatores determinantes da condição de nem-nem no Brasil urbanoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Mercado de TrabalhoJuventudeExclusão SocialLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Mercado de trabalhoJuventudenem-nemExclusão social