Abramo, Marta WendelLicio, Elaine Cristina2020-09-032020-09-032020http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10226Analisa a evolução do papel desempenhado pela União como ente responsável pela coordenação federativa da educação básica no Brasil, tendo em vista os objetivos de expansão da universalização e equalização do acesso ao ensino obrigatório colocados pelas reformas educacionais realizadas nas duas últimas décadas. Verifica-se, nesse período, um crescente comprometimento e corresponsabilização do governo federal com os objetivos e resultados desse nível de ensino que, tradicionalmente, esteve sob o protagonismo dos governos subnacionais.porAcesso AbertoPapel da União na coordenação federativa da política de educação básicaBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Política EducacionalEducação BásicaAcesso à EducaçãoReforma da EducaçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Política de educação básicaUniversalização e equalização do acesso ao ensino obrigatórioReformas educacionais