Demo, Pedro2024-10-172024-10-171989-04DEMO, Pedro. Educação e direito à ideologia. Brasília: Iplan, 1989. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16028https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16028O texto aborda a importância da consciência crítica como parte essencial da educação, especialmente quando entendida como um processo político voltado para a formação da cidadania. Sem essa consciência, a educação pode se tornar uma forma de opressão e domesticação. No entanto, o autor ressalta que a educação não pode se restringir apenas à consciência crítica, pois isso tornaria o projeto educacional vazio e ineficaz. A verdadeira emancipação, que é o objetivo central da educação, exige uma base econômica e política, bem como consciência crítica e organização política. Esses elementos são complementares e inseparáveis. O texto também enfatiza que a educação política deve ser equilibrada com as exigências técnicas, metodológicas e formais. Um educador politizado deve, necessariamente, dominar sua área técnica, caso contrário, corre o risco de cair na "politicagem".porAcesso AbertoEducação e direito à ideologiaBookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Educação - GeralLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Consciência críticaEducação políticaCidadaniaOrganização política