Brites, MaríndiaMarin, Solange ReginaRohenkohl, Júlio Eduardo2024-03-052024-03-052022-08BRITES, Maríndia; MARIN, Solange Regina; ROHENKOHl, Júlio Eduardo. Pobreza multidimensional fuzzy nos municípios brasileiros em 2010. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 52, n. 02, p. 5-51, ago. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe52n2art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13056Este artigo, com base na abordagem das capacitações de Sen (1985; 1988; 2000; 2001), tem por objetivo medir a pobreza fuzzy para os municípios brasileiros em 2010. Utilizando-se dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram selecionados dezesseis indicadores distribuídos nas dimensões condições de moradia, renda, acesso ao conhecimento e educação e saúde e condições sanitárias, com o objetivo de construir cinco índices de pobreza: os quatro primeiros para cada uma das dimensões e o último para o Índice Fuzzy de Pobreza Agregado – IFP (IBGE, 2011). A teoria dos conjuntos fuzzy permite abordar a pobreza como um fenômeno complexo e gerar o índice relativo de pobreza. Os resultados encontrados mostram que a pobreza não é restrita apenas à dimensão renda, que apresentou a menor privação nos municípios. Medidas multidimensionais permitem que a pobreza seja reduzida de forma mais eficaz, ao considerar as privações sofridas em outras dimensões não restritas à renda monetária. Os resultados indicam que existe maior pobreza na dimensão saúde, seguida por educação e moradia. Os indicadores com as maiores privações são microcomputador e máquina de lavar. As regiões Norte e Nordeste são as que possuem o maior número de municípios na situação de pobreza muito alta e alta.porAcesso AbertoPobreza multidimensional fuzzy nos municípios brasileiros em 2010Multidimensional poverty fuzzy in the brazilian cities (2010)Journal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)PobrezaPesos e MedidasLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Pobreza multidimensionalTeoria dos Conjuntos FuzzyMunicípios do Brasil