Luna, Francisco EduardoBaessa, Adriano RicardoCosta, GustavoFreitas, Fernando2013-11-212013-11-212006-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2192A proposta deste estudo é mensurar o impacto das marcas sobre o desempenho econômico das firmas utilizando, de forma inédita, os microdados de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mesclados aos das Pesquisas Industrial e de Serviços, do IBGE; de origem do capital, do Banco Central; e de emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. Parte da hipótese de que as marcas, além de terem um valor intrínseco, podem ter perdas desse valor com a demora na avaliação do INPI. Desta forma, num primeiro momento, será verificado se a marca proporciona ganhos econômicos para as firmas quando da data de seu depósito naquele instituto. Depois, qual é a perda destes ganhos com o tempo de avaliação a partir dessa data. Ambas empregando a metodologia de dados em painel. Os resultados sugerem ganhos com os depósitos de marcas e que as firmas são indiferentes à demora do INPI.porAcesso AbertoImpacto das marcas na produção: uma análise a partir dos dados do Instituto Nacional de Propriedade IndustrialTexto para Discussão (TD) 1208: Impacto das marcas na produção: uma análise a partir dos dados do Instituto Nacional de Propriedade IndustrialImpact of brands in production: an analysis of data from the National Institute of Industrial PropertyWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Marcas industriaisImpacto econômico das marcas industriaisDesempenho econômico das firmasInstituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)Propriedade intelectual