Reis, Maurício CortezMachado, Danielle Carusi2022-05-192022-05-192022-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11180Procura analisar em que medida a educação proporcionada pelos cursos técnicos de nível médio, em particular do tipo integrado, de fato aumenta as chances de ingresso e conclusão do ensino superior, ou se o melhor desempenho desses indivíduos em relação aos egressos do ensino médio regular se deve a diferenças na qualidade dos alunos. A abordagem é baseada na utilização de variáveis observáveis para fazer inferência sobre o grau de seleção dos alunos nos cursos técnicos como consequência de fatores não observáveis, conforme o método proposto por Altonji, Elder e Taber (2005). São usados os microdados do suplemento da PNAD 2014, o qual contém informações sobre cursos de educação profissional e características educacionais e ocupacionais dos pais dos entrevistados, que devem influenciar as escolhas educacionais dos jovens.porAcesso AbertoCurso técnico de nível médio e inserção no ensino superiorJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)EducaçãoEnsino SecundárioEnsino SuperiorEnsino TécnicoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.EducaçãoCurso técnicoEnsino superior