Costa, Joana SimõesPoloponsky, KatchaSilva, Enid Rocha Andrade daRusso, Felipe MendonçaSilva, Claudia2021-12-212021-12-212021-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10956A partir de pesquisas quantitativa e qualitativa conduzidas em Recife em 2018 entre jovens de 15 a 24 anos, este Texto para Discussão analisa e compara trajetórias nas transições do estudo ao trabalho, ponderando aspirações e expectativas quanto ao estudo e vida profissional, tendo em vista evidenciar possíveis diferenças para jovens que vivenciaram gravidez na adolescência. Segundo os resultados da pesquisa, jovens que tiveram filhos entre 15 e 19 anos de idade apresentaram maiores interrupções na vida escolar, têm maior chance de não estarem trabalhando nem estudando, e são mais pessimistas em sua expectativa de concluir tanto a etapa de ensino frequentada ou o ensino superior. A pesquisa qualitativa corrobora e aprofunda esses resultados, apontando que a baixa escolaridade, a falta de experiência profissional e a necessidade de cuidar de seus filhos formam barreiras na procura do emprego. Essas jovens relatam também sentir o abandono de políticas públicas que pudessem ajudá-las em seus objetivos. Nesse sentido, o texto finaliza discutindo políticas públicas, tais como programas de transferência de renda, ações de garantia de acesso a creches públicas, como as salas de acolhimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e campanhas de educação sexual e planejamento familiar.porAcesso AbertoGravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em RecifeTexto para Discussão (TD) 2717 : Gravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em RecifeWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)GravidezAdolescentesAcesso à EducaçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Gravidez na adolescênciaTrajetórias educacionaisMercado de trabalhoExpectativasPolíticas públicas