Carneiro, Jorge2018-10-012018-10-012018-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8654Este artigo trata, entre outras coisas, dos aspectos teóricos do desempenho organizacional de empresas estatais, cujo objetivo é o de propor dimensões – e respectivos indicadores – de desempenho de empresas estatais, que sejam: i) consistentes com os objetivos estratégicos e operacionais definidos por elas; ii) passíveis de mensuração, tanto do ponto de vista de técnicas de coleta de dados quanto do custo para conduzir tal coleta e posterior análise; e iii) passíveis de ação por parte dos gestores (que, em princípio, deveriam agir em nome dos interesses dos proprietários, ou seja, do “Estado”).porAcesso AbertoConceituação e mensuração do desempenho organizacional de empresas estataisJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Administração de EmpresasOrganização da EmpresaEmpresas PúblicasLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Empresas estataisDesempenho organizacionalMensuração de resultados das estatais