Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de2025-02-072025-02-072025-02CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Mortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no Brasil. Brasília, DF: Ipea, fev. 2025. 32 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3081). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3081-porthttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16826Este trabalho tem como objetivo estudar variáveis socioeconômicas relacionadas às taxas de mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil, investigando o efeito do desenvolvimento econômico e os fatores importantes que explicam a diferenciação das mortes no trânsito entre os estados brasileiros. Observou-se que um maior percentual de motocicletas aumenta muito a mortalidade nos estados. Na direção oposta, o aumento do efetivo policial e da população reduz essa taxa nos estados brasileiros. O aumento do rendimento também tem um efeito no crescimento das mortes, embora, nos estados mais ricos, esse efeito seja o oposto. Nos estados mais pobres, as melhorias nas estradas têm um impacto ascendente na taxa de mortalidade, devido ao atual mau estado de conservação das vias, o que reduz a energia dos acidentes e, consequentemente, das mortes no trânsito.porAcesso AbertoMortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no BrasilTexto para Discussão (TD) 3081 : Mortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no BrasilWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)MortalidadeAcidentes de TrânsitoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Mortalidade no trânsitoAcidentes de trânsitoSegurança rodoviária