Natividade, Daise RosasNogueira, Mauro OddoBarreto, Mylena da Silva Gomes2024-04-302024-04-302024-04https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13667Neste estudo, analisa-se a cadeia da moda no Brasil. Foi possível observar ser esta bastante heterogênea e abrangente, envolvendo os três macrossetores da economia, indo desde a produção agrícola de matérias-primas até as indústrias criativas. Caracteriza-se também pela existência de uma diversidade de empresas formais e informais, de microempresas até corporações transnacionais, com predominância dos pequenos negócios, além de expressivo peso na economia. Assim, trata-se de uma cadeia produtiva representativa do tecido produtivo brasileiro, e sua realidade pode servir de referência para o desenho de trajetórias para que o país cumpra com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, o artigo apresenta exemplos de iniciativas sustentáveis que estão surgindo em âmbito regional e nacional, focadas na moda sustentável e no uso de materiais ecologicamente corretos, apontando para a necessidade de políticas públicas e incentivos robustos a fim de que ganhem escala. Surge, assim, uma agenda de pesquisas direcionada para o mapeamento e quantificação dessa cadeia e para a identificação das iniciativas de moda sustentável em curso que possam servir de referência para formulação de políticas públicas.porAcesso AbertoSe Sustentabilidade não é moda, mas necessidade, então a moda é um bom começoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Pequenas EmpresasPolítica de DesenvolvimentoPlanejamento da ProduçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Cadeia da modaMicro e pequenas empresasDesenvolvimento sustentável