Alexandre dos Santos CunhaBênia, Gerson CarvalhoCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC2025-09-242025-09-2420192019-10-02BÊNIA, Gerson Carvalho. O surgimento de grandes grupos empresariais de educação superior e os efeitos sobre a qualidade do ensino. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19153O presente estudo investiga se a aquisição de instituições de educação superior privadas por grandes grupos econômicos que dominam o mercado brasileiro gera efeitos sobre a qualidade do ensino prestado por essas instituições adquiridas. Tais efeitos são avaliados em relação a indicadores que compõem o sistema oficial de avaliação da educação superior no Brasil - Conceito Preliminar de Curso, nota de formação geral e nota de conhecimentos específicos, que são componentes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e sobre os percentuais de professores com grau de mestrado e de doutorado na composição do corpo docente das instituições de ensino - em relação aos cursos de graduação de Administração, Direito e Ciências Contábeis, assim como ao conjunto de cursos avaliados no Ano III do ciclo avaliativo. A metodologia usada foi a estimação de diferenças em diferenças sobre uma base de dados pareada com o Propensity Score Matching. Os resultados, em sua maioria, não sugerem que as aquisições provoquem alterações estatisticamente significantes sobre os indicadores de qualidade.63porAcesso AbertoO Surgimento de grandes grupos empresariais de educação superior e os efeitos sobre a qualidade do ensinoInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaEnsino SuperiorQualidade da EducaçãoInstituições de Ensino SuperiorEscolas PrivadasLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Fusões e aquisiçõesO Surgimento de grandes grupos empresariais de educação superior e os efeitos sobre a qualidade do ensino