Cavalheiro, Jennifer da RosaBecker, Kalinca LéiaDiretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR2025-10-092025-10-092025-04CAVALHEIRO, Jennifer da Rosa; BECKER, Kalinca Léia. Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 69, p. 37–68, jan./abr. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19304O estudo estimou o impacto do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre os diferentes tipos de bullying e discriminação sofridos pelos estudantes nas escolas brasileiras. Com base nas informações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, estimou-se o efeito médio do tratamento (escolas que aderiram ao PSE) por meio do método de propensity score matching e, posteriormente, aplicou-se o método de Lewbel para lidar com o possível viés causado pelas características não observáveis que influenciam o tratamento. Os resultados indicam que o PSE não contribui para a diminuição dos casos de violência escolar.porAcesso AbertoAnálise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullyingAnalysis of the impact of the School Health Program on cases of discrimination and bullyingAnálisis del impacto del Programa de Salud Escolar en casos de discriminación y bullyingJournal ArticleInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaPolíticas PúblicasDiscriminaçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.BullyingLabor and Demographic Economics::Demand and Supply of Labor::Human Capital - Skills - Occupational Choice - Labor ProductivityMicroeconomics::General::Microeconomic Policy: Formulation, Implementation, and EvaluationHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Government PolicyAnálise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullyinghttps://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2