Oliveira, Luis Felipe Batista deSakowski, Patrícia Alessandra MoritaGusso, Divonzir Arthur2015-05-072015-05-072013http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3936Este capítulo intenta descrever e mensurar os diferenciais de níveis de proficiência encontrados em diferentes recortes regionais do território brasileiro por meio da análise dos microdados das edições de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Conforme brevemente explicado a seguir, o foco será nas notas de matemática. Os resultados serão reportados tanto em termos dos alunos quanto de escolas, municípios, microrregiões, mesorregiões e macrorregiões. Espera-se que, com isso, se tenha um retrato razoável da evolução recente destes indicadores, bem como das disparidades entre as regiões e dentro delas.porAcesso AbertoEvolução da desigualdade de proficiência em recortes regionaisEvolution of the proficiency inequality in regional sectionsBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.Níveis de proficiênciaIndicadores educacionaisDesigualdades regionaisProva Brasil