Costa, Edward MartinsRamos, Francisco de SousaSouza, Hermino Ramos deSampaio, Luciano Menezes Bezerra2015-08-132015-08-132015-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4145Este trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal por meio de uma metodologia não paramétrica denominada análise envoltória de dados (DEA), considerando as instituições federais de ensino superior (Ifes) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada por intermédio de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições para o período 2004-2008. As 49 Ifes foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém o índice de Malmquist mostrou uma queda de produtividade para a maioria das Ifes, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo.porAcesso AbertoDinâmica da eficiência produtiva das instituições federais de ensino superiorDynamics of production efficiency of federal institutions of higher educationDinámica de la producción eficiencia de las instituicones federales de enseñanza superiorDynamique de la production d’efficacité des institutions fédérales de l’enseignement supérieurJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Educação. TreinamentoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes)Análise Envoltória de Dados (DEA)Fronteira de eficiênciaEducação superior