Brasil. Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea)2025-05-142025-05-141966ESCRITÓRIO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Uso intensivo do espaço escolar (versão preliminar). Rio de Janeiro: Epea, 1966. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17182https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17184Aborda a utilização racional do espaço escolar para maximizar o aproveitamento dos alunos. Ela discute a necessidade de adaptar o espaço disponível nas escolas para acomodar o maior número de alunos possível, sem prejudicar o rendimento escolar. Propõe soluções como a divisão dos alunos em turmas homogêneas, o uso de turnos e atividades extracurriculares para otimizar o uso das salas de aula. Além disso, sugere a modificação do calendário escolar para atender às necessidades regionais e minimizar a evasão escolar durante períodos de colheita. A página também destaca a importância de uma alimentação adequada para o desempenho escolar e a necessidade de instalações especializadas para o ensino médio.porAcesso AbertoUso intensivo do espaço escolar (versão preliminar)BookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Ensino PrimárioLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Ensino primárioPopulação em idade escolarNecessidades educacionais