Cardoso, Antonio Semeraro Rito2013-11-282013-11-282010-03http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2239O presente trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre ouvidoria pública como instrumento de mudança, inclusão e controle social. Como metodologia foi realizada revisão bibliográfica, além de sistematização da experiência do autor na gestão de ouvidoria, demonstrando como a ouvidoria pública contribui na construção destes instrumentos por meio da participação direta e ativa do cidadão. A ouvidoria representa, assim, um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social da res publica. Por meio da valorização da ética, auxilia na renovação da sociedade civil, a partir da reconstrução da confiança e do respeito, o que depende da autonomia e da eficiência das ouvidorias públicas. Concluiu-se que, para que as ouvidorias públicas concretizem, em plenitude, seu papel de indutor de mudanças, há a necessidade de valorização da ética; adequado perfil e habilidades do ouvidor público; busca da efetividade; e autonomia da ouvidoria pública.porAcesso AbertoOuvidoria pública como instrumento de mudançaTexto para Discussão (TD) 1480: Ouvidoria pública como instrumento de mudançaWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Ouvidoria públicaInclusão socialControle socialValorização da éticaParticipação social