Saccaro Junior, Nilo Luiz2016-07-012016-07-012016-07http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6696Além de apresentar vantagens para empregadores e trabalhadores, o teletrabalho pode mostrar-se um fator de redução do número de viagens, o que contribuiria para a melhoria de muitas variáveis do tráfego urbano. Sob essa ótica, este estudo discute os efeitos urbanos do teletrabalho e apresenta uma estimativa para a redução do número de viagens decorrente de sua implementação pelo setor público no Brasil, além da estimativa de emissões de gás carbônico (CO2) evitadas por essa redução de viagens. Os resultados mostram que cada 10% do total de servidores brasileiros que passam para o teletrabalho representa redução de até 0,5% no número de viagens anuais realizadas em todo o país. A redução de emissões de gás carbônico decorrente dessas viagens evitadas seria cerca de 0,6% do total nacional emitido por automóveis e motos. Dessa forma, o incentivo ao teletrabalho pode ser interessante em políticas de gerenciamento de tráfego urbano no Brasil.porAcesso AbertoTeletrabalho no setor público brasileiro : impacto potencial sobre o tráfego urbano e as emissões de carbonoTexto para Discussão (TD) 2207 : Teletrabalho no setor público brasileiro : impacto potencial sobre o tráfego urbano e as emissões de carbonoWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Infraestrutura de TransportesControle de Emissão de GasesPolítica de EmpregoTrabalho a DomicílioLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasMobilidade urbanaSustentabilidade urbanaTráfegoViagens evitadas